O ALUNO

Ser aprendiz é um estado natural da vida. Podemos dizer que desde que nascemos, passamos a aprender coisas novas há todos os instantes. Antes mesmo de abrir seus olhos, uma criança já aprende a utilizar outros sentidos dentro da barriga de sua mãe, e o primeiro deles é a audição. Estudos e relatos comprovam que o bebê ao nascer, reconhece entre várias pessoas ao seu redor, o som da voz de sua mãe.

Assim, a criança aprende a denominar seus orientadores, e os primeiros são seus pais. Estes têm o dever de zelar pelo bem estar da criança lhe provendo de carinho, sustento, abrigo e limites.

Em uma segunda fase da vida, a criança é apresentada a um novo orientador, que normalmente são chamados de tias ou tios “nas creches”, que lhe ajudam a lapidar os limites que os pais ensinaram, fazendo uma transição de socialização com outras crianças, no qual elas aprendem instintivamente que o seu direito acaba onde o direito do próximo começa.

Em uma terceira fase da vida, passamos a um novo grupo de orientadores, que são os professores. Os professores podem ser responsáveis pelo ensino do alfabeto, da linguagem, da arte, da cultura, da prática esportiva, da luta marcial, dos princípios de uma profissão e sua especialização.

Ressaltamos que essa terceira fase é perpétua, pois se pensarmos apenas no ponto de vista atual, a tecnologia evolui de forma estrondosa, desta forma, haverá sempre algo novo a se aprender.

Nota: A frase a seguir com mais de 200 anos, é um excelente exemplo de que estamos sempre aprendendo.
"Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma" - Antoine Laurent Lavoisier

     Próxima página »