Parte 1

A capoeira é um jogo de destreza, agilidade, flexibilidade e malicia. Praticado e descoberto pelos negros escravizados no inicio da colonização brasileira, e podemos afirmar que o seu nascimento foi em território do Brasil, especificamente nos estados do Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia.

Sendo tema de relevância histórica capaz de preencher um vazio de nossa historia. Uma vez não existindo documentações que nos comprovem o passado de suas origens, apenas através de historiadores e pesquisadores é que podemos dizer que a arte marcial brasileira foi criada desta forma. A partir da ânsia dos negros escravizados nos idos coloniais de quererem romper com os grilhões de opressões que lhe eram impostos pelos senhores escravocratas surgiram às necessidades e a criatividade dos escravos para que eles não fossem totalmente destruídos por severos castigos que lhe eram aplicados, quando capturados ou fracassados em suas tentativas de fugas, tendo como opção as adaptações e treinamentos de movimentos, alguns originários de danças tribais e outros descoberto através dos animais. E fazendo o uso da natureza nasceu a luta brasileira em ânsia de liberdade.

As opressões dos senhores escravocratas não permitiam o porte de nenhum tipo de armas ou ferramentas que os possibilitassem no planejamento de fugas restando aos aguerridos africanos à inteligência, força, agilidades e a disposição de seus próprios corpos.

As adaptações dos movimentos de lutas para danças, sobretudo com o intuito de camuflar os seus treinamentos, os negros desenvolveram uma forma de luta ágil e eficiente na defesa contra seus algozes que eram facilmente enganados através da sua religião ou das pantomimas dos negros no jogo da capoeira, chegando até mesmo arrancar aplausos de sua assistência, pela beleza de suas expressões corporais.

Existem registros da capoeira em vários momentos da historia do Brasil, Inclusive depois do advento da república e hoje ela permanece como parte de nosso povo e cultura, sendo praticada e estando presente em todos os países e tem como pátria mãe o nosso querido Brasil.

A capoeira foi muito prejudicada pela falta de documentações, principalmente pelo fato importante que aconteceu no dia 13 de maio de 1891. Em que, Sr. Rui Barbosa, um dos mais importantes políticos da época e então Ministro da Fazenda no governo do General Deodoro da Fonseca, ordenou que queimassem todas as documentações referentes à nossa escravidão, alegando ser vergonhoso para um País com a dimensão e a riqueza igual ao nosso, ter escrito em sua história, que foi construído à custa de outros povos e ainda por cima escravizado. E a capoeira como parte significativa desta história ficou totalmente prejudicada porque os relativos voluntarismos dos registros atuais em vários momentos nos apresentam certas contradições como exemplo a origem da capoeira.


Mestre Touro
Antônio Oliveira Bemvindo


Observação: Aguardem a segunda parte!