PARTE 2

A palavra capoeira foi escrita pela 1ª vez por Rafael Bluteau no ano de 1712, depois por Moraes em 1813, daí teve inicio as pesquisas, investigações e a polemica etimológica sobre este vocábulo. As silabas (CA ou CAA) são derivadas do Guarani, e significam coisas do mato tipo: pau, folhas, plantas, galhos e raízes. E a palavra capoeira, o Sr. Dr. Macedo Soares, afirmou que Caa-puêra, Capuêra, Capoêra e Capoeira, é puramente de origem Guarani, que significa: mato que foi, mato miúdo que nasceu no lugar do mato virgem que foi derrubado, mato ralo, mato rasteiro, mato baixo, mato raso e mato capaz de abrigar animais de quatro patas de médio porte. E pelo que parece o Sr. Macedo Soares estava certo porque os atuais pesquisadores, historiadores e estudiosos neste assunto, por unanimidade concordam com as teorias e teses defendidas no ano de 1880.

Existe um pássaro conhecido pelo nome de capoeira. Pássaro esse que habita em todos os estados brasileiros e em alguns países da América do Sul. Exemplo: Argentina, Paraguai e Uruguai. Esses pássaros também são conhecidos pelo nome de Uru, são tipos pequenas perdizes, vivem em bando e no chão. Seu cantar pode ser ouvido ao amanhecer e no anoitecer, canto este muito parecido com um assobio longo e trémulo. Assobio este muito usado pelos pastoreiros e caçadores, para se comunicarem entre si, e que também são conhecidos em suas regiões como capoeira.

Há também, aquele cesto usado para guardar e transportar capão ou galos, cujo nome é capoeira. Nome este que se originou de capoeira mato, capoeira jogo e capoeira homem, pelo fato de que os negros que transportavam as aves para serem vendidas nas cidades, chegavam antes do mercado abrir, então eles punham os cestos no chão e esperavam jogando capoeira. Daí o nome do cesto do capoeira.

O nome capoeira jogo nasceu do fato de quando os escravos fugiam das senzalas, sendo perseguidos pelos famigerados capitães do mato, feitores e até mesmo por caçadores de recompensas fortemente armados à mando dos Senhores escravagistas, os negros entravam nos matos de nome capoeira, sendo perseguidos pelos inimigos que eram surpreendidos, pelos fugitivos, que fazendo uso da cabeça, pés e mãos, aplicavam golpes mortais, matando a quase todos os adversários, porque só não morriam, os que fugiam apavorados, retornando aos seus mandantes que perguntavam pelos restantes dos homens e porque eles não haviam trago os negros fujões. Desta forma, as respostas eram: Os negros nos pegaram na capoeira; Eles na capoeira são muito ágeis, com movimentos mortais; Os negros são invencíveis na capoeira.

E assim nasceu o nome da arte marcial brasileira, eu digo arte marcial porque: Marcial, quer dizer guerra, e arte + marcial é = a arte de guerrear. E todas as modalidades de lutas que nasceram na época de guerra tem este nome.


Mas eu prefiro dizer que capoeira é um jogo praticado por pessoas muito inteligentes, capaz de agir com a mesma velocidade do raciocínio. Eu digo isto porque é esta capoeira que eu conheço, a capoeira do Rio de Janeiro, comparando com os outros estilos, o meu é o mais antigo teve inicio, no ano de 1502 quando o nome do Brasil era Terra dos Papagaios, quando o navegador Américo Vespúcio aqui passou e desembarcou no local onde hoje é conhecido pelo nome de Arraial do Cabo (Cabo Frio), construindo ali um forte para defender as terras novas de invasores, quando partiu no ano de 1503 da então Terra de Vera Cruz, deixou 26 de seus tripulantes (soldados) e alguns escravos (negros), que os atacou fazendo uso de pontas de pés, matando a todos e servindo-os de banquetes aos habitantes locais que eram canibais (índios Tamoios). Daí surgiu os primeiros vestígios da capoeira carioca. E é esta capoeira que eu jogo.

Mestre Touro
Antônio Oliveira Bemvindo


Observação: Aguardem a terceira parte!