Neste último dia 9 de abril de 2016, a cidade de Nova Friburgo reuniu dezenas de capoeiristas em função do chamado do MFC – Movimento Friburguense de Capoeira, um movimento organizado por 4 grupos de capoeira da cidade, tendo como responsáveis: Professor Gambá (Associação de Capoeira Berimbau de Ouro), Professor Biano (DNA Capoeira), Mestre Ligeirinho (Unidos Pela Arte Capoeira) e Mestre Garganta (Associação de Capoeira Barravento).

A iniciativa tem a intenção de reunir diversos grupos de capoeiras para uma roda mensal, fazendo assim a integração e confraternização destes capoeiristas em prol da cultura popular brasileira. E assim, não somente a luta capoeira, mas também as danças populares são contempladas nestes encontros.

Esse movimento teve início a 3 anos, já tendo realizado diversas rodas na cidade, porém, foi neste sábado que retomou suas atividades neste ano de 2016.

Muitos capoeiristas da cidade, assim como cidades vizinhas estiveram presentes para vadiar, como é dito no linguajar do capoeirista, nesta roda alegre que contou com crianças, adolescentes e adultos mostrando toda a sua habilidade no ritmo de berimbau.

Ao final da Roda de Capoeira, foi a vez da apresentação de dança popular organizada pelo Professor Biano. A dança escolhida foi o Coco, um ritmo típico da Região Nordeste do Brasil. Com influência africana e indígena, é uma dança de roda acompanhada de cantoria e executada em pares, fileiras ou círculos durante festas populares do litoral e do sertão nordestino. O som característico do coco vem de quatro instrumentos (ganzá, surdo, pandeiro e triângulo).

Toda essa diversidade cultural foi acompanhada pelo publico que ficou assistindo com muita atenção o que acontecia tanto na roda de capoeira, quanto na roda de coco.

Parabéns aos professores e mestres do Movimento Friburguense de Capoeira por essa iniciativa. E que venha às próximas rodas.

Fotos: Leila Muniz e Jefferson Estanislau

#VemJogarCapoeira

Veja aqui o álbum de fotos!