Na manhã de domingo do dia 19 de março de 2017, estivemos em Petrópolis/RJ, para prestigiar o Mestre e amigo Eliel Silveira e o Grupo Capoeira Nagoas que completou seus 21 anos de fundação.

A receptividade na casa da Capoeira Nagoas é sempre alegre e calorosa, Mestre Eliel, sua espora Isabel e toda a família Nagoas sempre são bem atenciosos com os convidados e isso é sempre uma motivação a mais para pegar a serra em direção a Petrópolis.

Chegando a sede da Capoeira Nagoas já podíamos ouvir a turma animada e a criançada a todo vapor fazendo um ritmo pra aquecer o friozinho da serra petropolitana, enquanto os convidados iam chegando.

Não demorou muito para Mestre Eliel autorizar o início do evento abrindo a roda de capoeira para que as crianças jogassem com os adultos. A festa estava armada e todos queriam participar, brincar e jogar capoeira.

Para as comemorações dos 21 anos da Capoeira Nagoas, Mestre Eliel e Mestre Thiago elaboraram uma gincana entre os núcleos do grupo com várias tarefas e atividades para que eles realizassem, e para este dia ficou destinado uma competição de movimentação e canto entre os alunos.

E assim, depois de muita capoeira entre os convidados, Mestre Eliel parou a roda para iniciar a competição entre os alunos.

Os alunos de cada núcleo, separados por categoria, fizeram apresentação solo, demonstrando suas habilidades enquanto eram avaliados pelos Mestres convidados, e ao final de cada etapa, eles davam seus votos, enquanto a torcida de cada núcleo, formada pelos próprios alunos e seus familiares se mostravam presentes vibrando a cada voto.

Foi muito bacana assistir o empenho de cada aluno e ver todos os convidados vibrando e torcendo a cada movimento.

A segunda fase da competição foi de ritmo e canto solo, aonde alguns alunos se prontificaram a cantar e tocar o berimbau sob o olhar atendo do ilustre convidado o Instrutor e cantador Boa Voz do grupo Abada Capoeira. Ao final, os Mestres e o Instrutor Boa Voz deram seu voto.

Seguindo a programação, foi realizada uma apresentação caracterizada de Maculelê e depois outra se Samba de Roda por um grupo de alunos.

Com o termino das apresentações à roda de capoeira foi aberta novamente para todos jogarem e vadiarem a vontade.

Antes do encerramento do evento, rolou uma papoeira bem descontraída com os Mestres presentes, falando de assuntos interessantes. Ao final, o Instrutor Boa Voz assinou e presenteou alguns Mestres com seu livro “Origens”.

Finalizando as competições do dia, foram entregues as medalhas aos vencedores e por fim concluído a gincana, que mais do que uma competição entre os núcleos, foi na verdade uma grande brincadeira de incentivo a pratica da capoeira, com momentos de solidariedade, cultura e acima de tudo, união.

Em seguida os alunos ajeitaram o salão para que fosse servido o almoço, feito no tradicional fogão a lenha da sede da Capoeira Nagoas, rolando assim aquela confraternização gostosa, com muitas conversas, sorrisos e fotos!

Enfim, foi uma bela manhã de domingo, com boa capoeira, muitos amigos, ótimas conversas e como sempre, muito aprendizado!

Felicitações ao Mestre Eliel e ao Grupo Capoeira Nagoas pelos seus 21 anos de existência, que venham muitos outros!!

Parabéns a todos que estiveram presentes e compartilharam desse momento com a família Nagoas!

Salve a Capoeira!

Fotos: Leila Muniz e Jefferson Estanislau
Texto: Jefferson Estanislau

#VemJogarCapoeira

Veja aqui o álbum de fotos!