No último domingo, dia 29 de maio de 2016, estivemos em Teresópolis/RJ para o 26º Encontro de Capoeira Regiangola e assim prestigiar o evento de Mestre Sorriso.

Este é um evento muito especial no calendário da capoeira da região serrana, pois ele contempla não apenas um dia de evento, mas sim, várias oficinas e aulas de capoeira promovendo um grande intercâmbio entre capoeiristas de diversos grupos e estados brasileiros. Este ano, as atividades foram iniciadas por volta do dia 10 de maio, tendo o seu auge neste domingo com o batizado e troca de graduações de seus alunos.

Pegamos a estrada bem cedo e às 9 horas já estávamos no local do evento, o Clube dos Securitários de Teresópolis. Lá vimos os alunos da Regiangola finalizando os últimos preparativos no ginásio onde aconteceria o evento, além de uma bela recepção do Mestre Sorriso e da Contramestra Beija-Flor, havia também café da manhã para os capoeiristas e uma farta mesa de frutas.

Porém, havia ocorrido uma mudança na programação que se tornou uma grata surpresa para todos, pois foi elaborado um aulão para os capoeiristas presentes na Praça Olimpo, a poucos quilômetros do Clube dos Securitários, portanto, foi disponibilizado um ônibus para levar os capoeiristas até o local. Desta forma, seguimos com os alunos e alguns convidados para a praça.

Chegando lá, já havia alguns alunos e outros convidados aguardando no local, que por sinal é bem amplo sendo uma ótima área de laser para os habitantes da cidade, e assim, em poucos minutos o aulão começou com o Mestre Sorriso.

Por quase uma hora Mestre Sorriso e outros mestres convidados passaram diversas movimentações para os capoeiristas adolescentes e adultos, executarem de forma individual ou em dupla, sendo uma grande atração para as pessoas que chegavam à praça e os pais das crianças que seguiam as orientações da Contramestra Beija-Flor que passava movimentos mais apropriados para essa faixa etária.

Após o encerramento do aulão, muitas fotos foram tiradas e todos se encaminharam de volta ao Clube dos Securitários.

Já no clube, Mestre Sorriso deu orientação aos seus graduados para que formassem rodas para que todos pudessem jogar, e assim, 5 rodas foram abertas: a central para Mestres e Contramestres, outra para professores, outra para graduados, uma para alunos e mais uma infantil, tomando desta forma todo o espaço do ginásio para a alegria de todos os capoeiristas e convidados que foram lá para prestigiar seus filhos e amigos.

Assistir a tudo isso foi uma verdadeira aula de disciplina, ver todos os alunos graduados do Mestre Sorriso contribuindo para controlar as rodas e o respeito de todos os capoeiristas presentes pela casa do Regiangola, sendo jogado uma capoeira técnica, firme, com perguntas e respostas acirradas, porém, sem nenhuma agressão.

Por mais de uma hora os capoeiristas puderam jogar livremente, vadiar e percorrer as 5 rodas até que Mestre Sorriso chamou a todos para formar uma grande roda no centro do ginásio. E assim, fez um discurso de agradecimento a todos os presentes, aos patrocinadores e apoiadores do Regiangola que tornaram a realização do evento possível e em seguida iniciou a apresentação dos Mestres. Depois da pausa para fotos, pediu para que tocassem Iúna para os mestres jogarem.

Após 15 minutos de belas exibições de técnica dos mestres, Mestre Sorriso deu início à troca de graduação de seus alunos, começando pela promoção de graduação do Professor Carvoeiro à Contramestre, mas antes, fez um discurso sobre a caminhada deste aluno até este momento, demonstrando que essa promoção chegou por merecimento. Em seguida, chamou o Professor Carvoeiro ao pé do berimbau e no ritmo do toque de angola cantou uma ladainha para ele, e depois saíram para o jogo iniciando assim sua formatura. Em seguida deu continuidade no jogo de angola com Mestre Meinha Santos – SP. Ao final do belo jogo, Mestre Sorriso mandou o ritmo subir para São Bento Grande de Angola e Mestre Lelo deu continuidade à formatura com o jogo de compra para que outros mestres pudessem atestar as habilidades do professor.

E assim, depois de jogar com quase todos os mestres presentes, Mestre Sorriso gritou Iê e convidou Mestre Travassos, Mestre Bocka e Mestre Chita para entregar a graduação de contramestre para o agora Contramestre Carvoeiro, que recebeu desses mestres palavras de incentivo e merecimento para continuar a caminhada.

Já com a graduação na cintura, Mestre Sorriso pediu para que todos os seus graduados jogassem com o Contramestre Carvoeiro, e assim foi feito, com uma bela exibição de habilidade do Grupo Regiangola. Ao final, pausa para fotos para deixar registrado esse momento.

O evento deu prosseguimento com a formatura dos alunos iniciantes pelos mestres, momento que marca o início da vida dos capoeiristas e por isso, muitos sorrisos emocionados eram visíveis, tanto pelo lado das crianças quanto pelo lado de seus pais. Posteriormente foi entrando em sequencia a troca de graduação dos demais alunos de acordo com cada nível, mas nem por isso a emoção caiu, ela continuava presente no rosto de cada aluno.

Para fechar o evento com chave de ouro o jogo do Maculelê entrou em ação para a animação e alegria de todos os capoeiristas e publico presente, que cantou as músicas com muita empolgação. E depois todos seguiram para o almoço!

Parabéns ao Mestre Sorriso pelo magnífico evento e estrutura disponibilizada a todos os participantes!
Parabéns ao novo Contramestre Carvoeiro pelo mérito alcançado!
Parabéns a todos os integrantes da família Capoeira Regiangola pela bela festa!

Que venham mais e mais encontros.

Fotos: Leila Muniz e Jefferson Estanislau
Texto: Jefferson Estanislau

#VemJogarCapoeira

Veja aqui o álbum de fotos!