O 27º Encontro de Capoeira Regiangola teve seu inicio no dia 18 de maio com uma roda de abertura na sede do grupo e manteve uma programação cheia de oficinas, palestras e vivências ao longo da semana, chegando ao grande ápice neste domingo, dia 28 de maio de 2017.

No grande palco da cidade de Teresópolis, o Ginásio Poliesportivo Pedrão, a festa foi armada para receber os convidados vindos de norte a sul do país, para prestigiar o Mestre Sorriso e seus alunos neste evento de integração cultural e esportiva.

Marcado para as 09:00 horas, os convidados foram chegando sendo recepcionados pelos alunos que faziam seu credenciamento, com os mestres recebendo camisas e os alunos com pulseiras para uma identificação visual.

Quando chegamos ao ginásio, a roda central já estava armada pelos capoeiristas e Mestre Sorriso estava ao centro jogando com seus convidados, com uma energia e a vitalidade que é a marca registrada desse mestre de grande carisma entre seus amigos.

Depois ele deixou a roda para que os outros mestres e alunos pudessem jogar e compartilhar desse momento de confraternização, diversão e aprendizado, onde os mais novos ficam atentos aos movimentos dos mais antigos.

Seguindo a programação do evento, chegou à hora do aulão, Mestre Sorriso pediu para todos se posicionarem no espaço da quadra para que os Mestres convidados pudessem passar movimentações, desta forma as crianças ficaram posicionadas de um lado sob a supervisão da Contramestre Beija-flor e os adolescentes e adultos do outro sob a supervisão do Mestre Sorriso, e assim foi sendo feito um rodízio onde os alunos foram os grandes premiados.

Ao fim do aulão, Mestre Sorriso aproveitou para fazer a apresentação dos convidados, começando pelos Mestres chamando um a um pelo microfone. Um ilustre convidado que estava na arquibancada foi o último a ser apresentado, o Mestre Bogado, que em 1972 promoveu a primeira apresentação de capoeira em Teresópolis no Várzea Futebol Clube, trazendo assim o Mestre Geraldão que meses depois voltou para estudar na cidade e montou a primeira academia de capoeira no município, tendo como alunos o Mestre Sorriso, Mestre Elias e Mestre Batata, dando inicio assim a bela trajetória da capoeira nesta cidade.

Depois de muitas fotos, Mestre Sorriso continuou com a apresentação dos convidados, chamando os Contramestres, Mestrandos, Professores e Instrutores que também se reuniram ao centro da quadra para fotos.

Em seguida, Mestre Sorriso chamou os Contramestres do grupo, e depois os professores, monitores e graduados que compõe essa grande família que é o Grupo de Capoeira Regiangola.

Mestre Sorriso também chamou o Secretário de Esportes da Prefeitura de Teresópolis, o Sr. Luiz Otavio Oliveira, que deu todo o apoio para a realização do evento, assim como seus patrocinadores e apoiadores da capoeira na cidade.

Após toda a formalização das apresentações, Mestre Sorriso pediu para que além da roda central, seus alunos organizassem e formassem mais 4 rodas, para que todos os visitantes pudessem jogar a vontade, aproveitando assim esse grande evento.

Isso fez a alegria de todos os capoeiristas, que iam de roda em roda para jogar, assistir, cantar, e bater palmas. Não teve um capoeirista que ficou de fora, todos curtiram e jogaram bastante por aproximadamente uma hora.

Continuando com a programação do evento, Mestre Sorriso chamou todos novamente para formar uma única roda central.

Nesse momento, Mestre Sorriso chamou o Monitor Feijão, pois alguns amigos queriam homenageá-lo. Para sua surpresa, sua esposa e filha chegaram com um presente para entrega-lo, e ao abri-lo, encontrou a corda de professor! Essa brincadeira foi à forma do Mestre Sorriso encontrou para surpreender e recompensar o Monitor Feijão por sua dedicação e esforço pelo grupo e pela capoeira.

Assim, após um choro emocionado, Mestre Sorriso fez o primeiro jogo com o agora Professor Feijão, e depois passou a vez para seus graduados e para os Mestres presentes.

Dando prosseguimento, foi iniciado o batizado das crianças, com a entrega da primeira graduação, e depois sendo realizada a troca de graduação dos alunos mais antigos.

E assim, o que vimos foram muitos rostinhos sorridentes entrando na roda para jogar com os mestres e pegar sua graduação. Mães, pais e amigos felizes por compartilhar deste momento com eles, esse momento especial que é o batizado e troca de graduação para um capoeirista.

Após a festa da troca de graduação, a roda foi desfeita para formar um corredor para a competição de saltos. Mestre Sorriso convidou alguns mestres para serem os jurados, e assim, foi dado início a mostra de saltos com várias capoeiristas mostrando suas habilidades.

A cada novo salto a torcida vibrava e os competidores pensavam em formas diferentes e ganhar o voto dos jurados, desta forma foi possível ver uma variedade enorme de saltos.

Por fim, os jurados escolheram o que para eles seriam os três melhores saltadores.

Após a entrega dos troféus, os atabaques foram posicionados estrategicamente e uma nova roda foi formada para o jogo do Maculelê, os alunos pegaram os bastões e os tambores deram o tom da festa.

Em seguida foi à vez do Samba de Roda, que faz qualquer pessoa, seja capoeirista ou não, mexer os pés e requebrar os quadris com alegria e felicidades.

E assim o evento foi se encerrando, com os participantes saindo aos poucos em direção ao refeitório onde já estava sendo servido o almoço.

O 27º Encontro de Capoeira Regiangola proporcionou a todos os participantes, que puderam estar presentes, seja numa oficina, palestra, vivência ou roda, muita alegria e satisfação de compartilhar experiências, conhecimento e camaradagem no melhor estilho da capoeira, tendo neste dia 28 uma grande festa de confraternização e encerramento, deixando um gostinho de quero mais... que venha o próximo ano!

Queremos deixar registrado aqui o nosso muito obrigado ao Mestre Sorriso pelo acolhimento e carinho que sempre tem conosco, assim como a todos os alunos da Capoeira Regiangola que são dedicados em ajudar seu mestre para que tudo saia perfeito.

Parabenizamos a todos os alunos que receberam ou trocaram suas graduações neste dia. Que continuem nessa caminhada de aprendizado trilhando o futuro da capoeira.

Também queremos parabenizar a todos os patrocinadores e apoiadores do evento, que demonstram que acreditam na força da capoeira para despertar o esporte e a cultura aos jovens, sendo essa uma bela ferramenta de disciplina e camaradagem.

Enfim, parabéns a todos que participaram desta grande festa e confraternização da capoeira em Teresópolis/RJ.

Fotos: Leila Muniz e Jefferson Estanislau
Texto: Jefferson Estanislau

#VemJogarCapoeira

Veja aqui o álbum de fotos!

Leia também: A História da Capoeira em Teresópolis - RJ, texto de autoria do Mestre Sorriso.