Aconteceu no último fim de semana, dia 06 de agosto de 2017, o evento conhecido como Roda de Saia, idealizado pela Instrutora Lebre e concretizado com o apoio das amigas e companheiras de grupo, a Associação de Capoeira Nativos da Serra.

O evento é realizado na APAE de Nova Friburgo – RJ, local onde a Instrutora Lebre mantém um trabalho com as crianças que são atendidas pela instituição, por isso, para retribuir o espaço cedido e toda a infraestrutura disponibilizada no local, o evento é sempre acompanhado de uma campanha de doações de material de limpeza.

A ideia deste encontro além de reunir as mulheres é promover um encontro cultural composto por capoeira, danças populares e conhecimento. Para esta edição a Mestra Arara Duroões foi convidada para fazer uma palestra falando sobre a “Resistência da Mulher na Capoeira” e sua experiência de vida com a capoeira, sendo assim motivo de exemplo para outras mulheres.

Quando chegamos na APAE, a palestra já havia se iniciado, o espaço reservado para os visitantes estava todo preenchido, e aqueles que chegaram um pouco depois do horário, como era o nosso caso, ficou de pé, ouvindo atendo todas as palavras da Mestra.

Dentre várias coisas que ela falou, uma foi bem marcante, um relato pessoal de um acontecimento dentro de uma roda de capoeira, aonde durante um jogo, seu adversário na roda a agarrou e a suspendeu no ar, largando-a em seguida para cair de costas no chão, um agravante neste episódio foi que ela caiu exatamente sobre o nó de sua corda, o que fez com que ela deslocasse sua bacia e perdesse os movimentos das pernas, fato que a deixou por seis meses dependente do uso de cadeira de rodas.

Assim, ela deixou uma mensagem de alerta para as mulheres praticantes de capoeira: Disse que na atualidade, as mulheres devem se impor na questão da busca de informação, participar de eventos, vivências e palestras, de forma a não ficar dependente de seu Mestre(a) para ter acesso a estas informações, isso não significa desrespeito ou desobediência ao Mestre, mas sim, uma forma de até mesmo representar o mestre em um evento onde ele não possa ir devido a outros compromisso.

E ressaltou que a mulher ou o capoeiristas em geral, dentro da roda de capoeira não precisa se rivalizar ou buscar confronto com seu adversário, seja ele(a) do mesmo sexo ou do sexo oposto, pois devemos lembrar que fora da roda, nós temos vidas distintas, “família, trabalho e responsabilidades” que um ato inconsequente possa promover um acidente por causa do excesso de força e descuido ao deixar o sangue subir a cabeça.

Após o encerramento da palestra e a salva de palmas para a Mestra Arara Duroões, a Instrutora Lebre tomou a palavra para agradecer a presença da Mestra, e também a outras pessoas que lhe dão suporte e segurança em seu dia-a-dia, como sua avó, sua tia e seu pai que foi o responsável pela confecção das camisas do evento neste ano. Outra pessoa há quem ela ressaltou importância em sua vida atual, foi sua coordenadora Fernanda Oliveira, responsável pelo espaço Splash Atividades Aquáticas, que foi quem lhe deu a primeira oportunidade de desenvolver um trabalho fora da capoeira, neste caso, a natação.

Em seguida, os participantes foram convidados a se deslocarem para outro espaço, onde seria realizada uma aula de movimentação ministrada também pela Mestra Arara Duroões.

Assim, depois de algum tempo, com ritmo armado por alguns Mestres da casa e outros visitantes, a Mestra Arara Duroões iniciou a movimentação de capoeira, sobre o olhar atendo dos participantes que não queriam perder nenhum detalhe para em seguida reproduzir o que a Mestra havia ensinado.

Após a movimentação, a Instrutora Lebre chamou todos para formar a roda, mas antes, aproveitou que os Mestres se reuniram para conversar, para fazer o sorteio de algumas rifas que foram ofertadas para ajudar com o custo do evento, tendo como prêmios cestas de chocolate e etc.

Seguindo a programação, a roda foi aberta tendo na bateria o Mestre Caroço, a Mestra Arara Duroões e as meninas da Associação Nativos da Serra, com o toque de Angola, para deleite dos capoeiristas que estavam ansiosos para dar início ao jogo da capoeira.

Desta forma, a cada jogo, a cada canto, a cada resposta do coro a roda ficava mais animada, o que para um capoeirista é um motivo a mais para entrar na roda e dar o seu melhor.

Depois do Jogo de Angola, o ritmo subiu para o São Bento, mas o clima e a sonoridade musical continuaram com a mesma harmonia e alegria, para felicidade de todos que ali estavam.

Passados quase 2 horas de vadiação, Mestre Caroço parou a roda para falar da conversa que os Mestres tiveram antes do início da roda, que seria para fazer uma pequena competição onde os mesmos iriam avaliar destaques de: Volume de Jogo, Simpatia e Musicalidade das mulheres durante o decorrer da roda, assim, de forma bem descontraída os Mestres foram dando seus votos pra aquelas que em sua opinião, mereciam tal mérito.

Na sequencia, as meninas da Associação de Capoeira Nativos da Serra fizeram homenagens a Instrutora Lebre e a Instrutora Fominha, por serem exemplos de perseverança dentro do grupo.

Ao final das homenagens, as meninas voltaram para o ritmo para tocar Iúna, de forma que os Mestres pudessem jogar para a alegria dos presentes que puderam observar e aprender.

Depois a roda de saia voltou para as alunas, para a felicidade das mulheres que fizeram bonito demonstrando que a capoeira é plural e não singular, onde a soma e união de todos fazem a diferença para que boas rodas aconteçam, dando espaço e vez para todos jogarem.

Já passando das 14 horas, a Instrutora Lebre e o Mestre Caroço deram o encerramento do evento, convidando a todos para almoçar, dando início assim a confraternização e muitas fotos para se guardar na lembrança.

Que venha a 6ª edição!!!

Parabéns a Instrutora Lebre e a todas as meninas da Associação de Capoeira Nativos da Serra pela realização do evento.
Parabéns a Mestra Arara Duroões pelo exemplo de postura e palavras de motivação para todas as meninas e capoeiristas presentes.
Parabéns ao Mestre Caroço pela direção deste belo grupo.

Salve a Capoeira!!!

Fotos e Texto: Jefferson Estanislau
#VemJogarCapoeira

Veja aqui o álbum de fotos!