O 5º Encontro Nacional de Capoeira e Cultura Popular do Vidigal que deu início na sexta-feira dia 11 de março de 2016, foi recheado de atividades em sua programação.

Logo de início, após as 18h foi realizado o lançamento do mais novo livro e CD do Mestre Deputado - GO, seguido de uma Roda de Capoeira com o comando do Mestre Índio Maranhão – Ma, depois seguiu as danças de Maculelê, Coco com o grupo Quilombismo e Grupo Sopro de Gaia – RJ, Samba de Roda com o Grupo Reconca-Rio - RJ, Mestre Limãozinho-SP e os contramestres Xandão- SP - e Xandinho – SP, e o fechamento da noite com Tambor de Crioula Mestre Amaral - Ma e Companhia Mariocas - RJ.

O sábado dia 12, não ficou por menos, os trabalhos foram iniciados a partir das 09h, com aulão de capoeira infanto juvenil Contramestra Renata Martielo Grupo Senzala- RJ, seguido de oficina de Abayomis (confecção de Bonecas de pano) - Associação Grupo Cultural Tiduca - Cananeia – SP e apresentação e aulão da Cia Corpafro - Eliete Miranda.

Após o almoço os trabalhos foram reiniciados com tarde de Jongo com Grupo Jongo de Pinheiral, Jefinho de Tamandaré - SP, Jongo da Lapa – RJ, Mestre Totonho do Jongo, seguido de Roda de Capoeira com o comando Mestre Índio Maranhão - MA. Porém a animação foi tanta que o pessoal virou a noite Associação de Moradores do Vidigal, aproveitando bem esse encontro cultural.

Na manhã do domingo dia 13, o povo acordou servido de um belo café da manhã, já aguardando os convidados para a Entrega e Troca de Cordas da Associação Cultural de Capoeira São Jorge, marcado para dar início a partir das 9h.

Quando chegamos à associação, o Contramestre Messias já fazia os últimos preparativos afinando os berimbaus e alinhando a bateria para dar início ao evento. Os convidados foram chegando e a animação das crianças era visível, muitos mestres se fizeram presentes, entre eles podemos citar Mestre Limãozinho, Mestre Capa, Mestre Dezoito, Mestre Mancha, Mestre Bacico, Mestre Borracha, Mestre Izael, Mestre Flavão, Mestre Petróleo, Mestre Cizano, Mestre Zezinho, Mestre Djalmir, Mestre Timbó, Mestra Tyara, entre outros, com a surpresa para o Contramestre Messias com a chegada do Mestre Toni Vargas que veio prestigiar o amigo.

Mestre Índio Maranhão deu início à roda para as crianças e elas puderam aquecer seus corpos para o início do batizado e troca de graduação que estava por vir. Porém, antes das crianças, Contramestre Messias chamou seus alunos da Casa de Convivência de Idosos Naná, para que dessem início ao batizado. E isso foi uma festa para todos os presentes que vibravam a cada movimento realizado pelos idosos, por sua alegria e satisfação de estarem ali participando ativamente deste belo festejo que é a capoeira.

Depois desse momento único de satisfação, as crianças deram prosseguimento ao seu batizado e troca de graduações, dando continuidade à festa que ia ganhando cada vez mais dendê deixando o astral de todos lá em cima.

Após a passagem das crianças pela roda, Contramestre Messias aproveitou para apresentar todos os presentes, iniciando a partir dos Mestres, seguidos pelos Contramestres e Mestrandos, depois professores, instrutores e graduados, e por fim, mas não por últimos, pelas pessoas que contribuíram para que este evento pudesse ser realizado.

O evento retornou com a troca de graduação dos alunos mais velhos, tendo como incentivo às belas músicas na voz do Mestre Toni Vargas que não deixava ninguém ficar parado. O astral era tão bom, que um mestre parceiro dos nossos trabalhos do #VemJogarCapoeira que há muitos anos não entrava nas rodas para jogar, sentiu que a energia era boa para isso e foi com a maior alegria, Mestre Djalmir mostrou sua desenvoltura e gingado nesta belíssima festa que estava acontecendo, posteriormente seguido também de outro mestre de carisma, Mestre Izael Teixeira.

Após essas trocas de graduação, os donos da casa, Mestre Índio Maranhão e seu filho Contramestre Messias fizeram um jogo bonito para o publico ver, depois, dando seguimento, o Contramestre Xandão fez outro jogo bonito com o Contramestre Messias, e assim, abriu a roda para que todos pudessem jogar.

O axé estava tão bom que Mestre Toni Vargas também não resistiu e entrou na roda para jogar e participar desta festa não apenas com suas canções, mas também com sua categoria de mestre que completou 30 anos de maestria com sua corda vermelha no ano de 2015.

Antes do encerramento do evento, Contramestre Messias chamou Mestre Djalmir para demonstrar toda sua habilidade na percussão, dando um show para encerrar com muita harmonia a festividade.

Ao final do evento, todos foram convidados a deliciar o almoço feito por Tia Léa na laje mais famosa do Vidigal, uma bela feijoada com a opção de carne de panela. Tia Léa já serviu em sua laje, cônsul da França e Angola, e se tornou amiga do rapper Snoopy Dog ao servir quitutes para ele em seu camarim quando veio gravar um clip no Brasil.

E assim tivemos um belo domingo de cultura e capoeira, neste 5º Encontro Nacional de Capoeira e Cultura Popular do Vidigal.

Agradecemos e parabenizamos o Contramestre Messias pelo convite, assim como Mestre Índio Maranhão e toda a família da Associação de Capoeira São Jorge pela boa receptividade e a bela festa nestes 3 dias de evento.

Salve São Jorge!

Fotos: Leila Muniz e Jefferson Estanislau

#VemJogarCapoeira

Veja aqui o álbum de fotos!