No domingo, 06 de dezembro de 2015, estivemos no 8º Festival de Capoeira Nova Friburgo, realizado pelo Prof. Gambá da Associação de Capoeira Berimbau de Ouro com a supervisão de Mestre Quito.

O evento começou com um aulão ministrado pelo Contramestre Maçaranduba do Grupo de Capoeira Terra Firme e depois, houve mais um aulão com o Mestrando Nego da Associação de Capoeira Berimbau de Ouro. Os dois demonstram um pouco de suas vivências com a capoeira ensinando movimentações, golpes e esquivas para serem utilizadas dentro do jogo, o que agradou a todos os capoeiristas presentes.

Ao final destas vivências, foi realizado um intervalo para que todos recuperassem o fôlego, e após esse tempo, deu início a roda aberta para que todos os capoeiristas pudessem jogar. Depois de uma boa vadiação livre, o Prof. Gambá fez a apresentação dos graduados, instrutores, professores, Contramestres, Mestrandos e Mestres presentes.

Mestre Quito aproveitou para falar da importância de Nova Friburgo, sendo um dos polos da capoeira da Associação de Capoeira Berimbau de Ouro há 25 anos, dizendo que nesta cidade ele se sente em casa, tendo não apenas alunos, mais sim, bons amigos que desde criança vem praticando a capoeira, como é o caso do Prof. Gambá.

Após este discurso emocionado, Mestre Quito chamou o Prof. Gambá para fazer um jogo de amigos, e ao final, foi dado espaço para que as crianças presentes também pudessem jogar e curtir o evento.

Para a surpresa de uma dessas crianças, o Prof. Gambá aproveitou e anunciou que iria entregar uma única corda, pois este evento não tinha a intenção de ser um batizado ou troca de graduação, porém, este garoto demonstrou muito empenho, dedicação e respeito, sendo um aluno exemplar o que cativou o professor e o motivou a realizar essa troca de graduação. Isso de acordo com as palavras do Prof. Gambá.

Após esta troca de graduação emocionada deste menino, a roda voltou a ser aberta para alegria dos capoeiristas que puderam jogar a vontade. E assim, depois de mais uma boa dose de vadiação, antes de encerrar a roda, Mestre Quito pediu para os capoeiristas fazerem jogo solo de demonstração, sendo atendido, o que resultou em belas demonstrações de habilidade.

Com o encerramento da roda, o Prof. Gambá chamou seu amigo Prof. Biano, para iniciar uma apresentação de Jongo do Grupo DNA Capoeira, o que animou a todos, até o Mestre Quito que se empolgou para dançar.

Após o evento o Prof. Gambá convidou a todos para almoçar e fez a entrega dos certificados de participação para aqueles capoeiristas que aproveitaram as vivências do Contramestre Maçaranduba e Mestrando Nego.

Parabéns a Associação de Capoeira Berimbau de Ouro, parabéns ao Mestre Quito pela direção desta associação, parabéns a todos os participantes e principalmente parabéns ao Prof. Gambá pela organização de mais um evento empolgante.

Fotos: Leila Muniz e Jefferson Estanislau

#VemJogarCapoeira

Veja aqui o álbum de fotos!