Neste domingo, 17 de maio de 2015, o Vem Jogar Capoeira esteve em Nova Friburgo, para o Batizado, entrega de Cordéis e Formatura da Associação de Capoeira Barravento do então Contramestre Garganta.

Por ter vários anos que a Barravento não realizava um evento em Nova Friburgo, foi muito bom ver tantos Mestres ilustres prestigiando esta volta e isso graças ao excelente trabalho do Contramestre Garganta.

Foi muito bom ver Mestres renomados de 4º grau com mais de 50 anos de história dentro da capoeira, assim como Mestres de 3º, 2º e 1º grau que estão há tanto tempo na estrada lutando e batalhando em prol da capoeira, desempenhando excelentes trabalhos em suas cidades, dentro e fora do estado, no cenário brasileiro e internacional, ensinando, coordenando e disseminando fundamentos e a própria cultura brasileira pelos lugares onde passam.

Nomes como: Mestre Bogado, Mestre Touro, Mestre Silas, Mestre Mofacto, Mestre Batata, Mestre Bira, Mestre Eliel, Mestre Baianinho, Mestre Naval, Mestre Aldo, Mestre Wood, Mestre Carlinhos (Raizes), Mestre Carlinhos (DNA Capoeira), Mestre Lelo, Mestre Sorriso, Mestre Luis, Mestre Boné, Mestre Pinguim, Mestre Senzala, Mestre Boleba, Mestre Bicudo, Mestre Ligeirinho, Mestre Zé, Mestre Reginaldo, Mestre Brawn, Contramestre Dudi, Contramestre Morcego, Contramestre Batman, Contramestre Pitbull, Contramestre Arariboia, Contramestre Cachaça, Contramestre Beija-Flor, Mestrando Jarrão, Prof. Sergio, Prof. Gambá, Prof. Biano, Prof. Coca e tantos outros graduados e alunos que peço desculpas se esqueci de citar alguém.

A roda de capoeira foi aberta pelo Grão Mestre Bogado, fundador da Associação de Capoeira Barravento, tendo outros dois Grão Mestres iniciando o jogo, Mestre Touro e Mestre Silas.

Posteriormente a roda foi liberada para todos os presentes, onde alunos, graduados, instrutores, professores e demais mestres puderam iniciar a vadiação demonstrando um belo jogo com diferentes técnicas com particularidades de seus grupos.

Depois de mais de uma hora de roda aberta, foi iniciado o batizado dos alunos iniciantes com os Mestres presentes. Esse é um momento especial para estes novos capoeiristas, que passam a se integrar definitivamente no mundo da capoeiragem.

Entre as trocas de graduação, Mestre Bogado surpreendeu a todos, ao anunciar que o evento também seria utilizado para formar o então Contramestre Garganta como Mestre de 1º grau, Branco e Verde, tornando-se assim o mais novo Mestre da Associação de Capoeira Barravento, tendo a chancela do presidente da Federação de Capoeira Desportiva do Estado do Rio de Janeiro e de todos os Mestres presentes.

O novo Mestre Garganta foi muito festejado pelos presentes que conhecem sua trajetória, o empenho e a participação ativa que ele desempenha dentro da capoeira a vários anos, assim como estar sempre visitando as rodas de capoeira dos amigos, levando sua alegria e astral positivo por toda parte, foi retribuída com muitos aplausos e frases de parabéns.

Como a tradição manda, foi iniciado o toque de Iuna para que o Mestre Garganta pudesse fazer o jogo com os Mestres presentes, marcando assim a sua formatura de Mestre.

Após toda essa comemoração, a roda foi aberta mais uma vez para que os alunos, graduados e professores pudessem vadiar mais um pouco antes de voltar as festividades da troca de graduação.

Por fim, o Mestre Garganta teve a felicidade de formar seu primeiro professor, Boca de Lata que é um antigo aluno da Barravento e passou com méritos pela Banca de Mestres da Associação que avalia as qualificações de seus alunos para elevação de graduação.

Após homenagens ao Mestre Bogado, a sua esposa Tia Ana, que é a verdadeira mãe da Associação de Capoeira Barravento e ao novo Mestre Garganta, a festividade foi encerrada com Maculelê e Samba de Roda.

O almoço de confraternização que veio a seguir serviu não apenas para saciar a fome depois de tanta vadiação, mas também para colocar o papo em dia, trocar experiências, formar novas amizades e marcar o dia com lembranças, com muitas fotos com os Mestres.

O Vem Jogar Capoeira parabeniza a Associação de Capoeira Barravento e o novo Mestre Garganta pela excelente recepção e festividade do dia, reunindo tantos nomes de peso dentro da Capoeira fazendo do evento um verdadeiro sucesso.

Salve a Capoeira.

Fotos de: Leila Muniz e Jefferson Estanislau

#VemJogarCapoeira

Veja aqui o álbum de fotos!