No sábado dia 12 de dezembro de 2015, subimos a serra de Petrópolis/RJ para prestigiar o Batizado e Troca de Cordéis da Associação de Capoeira Nagoas do Mestre Eliel, onde ele e sua esposa nos receberam com muito carinho e alegria.

Mesmo antes do início da festa, ainda quase sem convidados presentes, os alunos que chegaram cedo para ajudar o Mestre já estavam empolgados, cantando e brincando não vendo a hora do evento começar.

Enquanto isso, a esposa do Mestre Eliel acertava os preparativos para a feijoada feita no fogão de lenha que seria servido após o evento, já estavam a pleno vapor, ou neste caso, a lenha.

Os convidados foram chegando e Mestre Eliel autorizou a abertura da roda para que as crianças começassem a jogar, e assim a festa iniciou.

O calor que fez durante o dia trouxe a chuva no fim da tarde, mas nem assim, a temperatura dentro do salão da Associação de Capoeira Nagoas baixou, pelo contrario, a alegria contagiante dos capoeiristas embaladas pelo som do berimbau, fazia a roda ficar cada vez mais quente, cada vez mais festiva.

A concentração dos capoeiristas era tanta, que muitos se esqueceram da chuva que caia lá fora, e em um determinado momento, se espantaram ao ver, ou melhor, deixar de ver pelas janelas, as montanhas petropolitanas que cercam o bairro da associação, isso graças a um forte nevoeiro que chegou à cidade.

Na apresentação dos mestres e convidados, Mestre Eliel lamentou a ausência de seu mestre, Mestre Martins, que por compromissos mais cedo e a chuva que já caia no Rio de Janeiro desde o início da tarde, o impediu de seguir para Petrópolis. Disse também que a casa da associação era pequena, mas que estava feliz em receber tantos amigos.

Ao ser apresentado, Mestre Bogado complementou a frase de Mestre Eliel dizendo: “A casa pode ser pequena, mas seu coração e grande e o calor humano e a alegria dos amigos em estar aqui é maior ainda”. E isso rendeu muitos aplausos dos convidados.

Após a apresentação, começou o batizado dos alunos iniciantes pelos mestres, seguindo depois para a troca de graduação dos alunos mais antigos, o que deu espaço para todo mundo jogar, de acordo com as graduações que iam sendo trocadas.

Foi muito bonito ver todo mundo jogando, todo mundo cantando, ver pais e familiares felizes por seus filhos, irmão e netos estarem fazendo bonito nesta linda festa.

Alguns alunos que se destacaram durante o ano também foram agraciados com medalhas, o que gera um incentivo a mais para esses alunos.

Após o encerramento do batizado, o salão deu espaço para mesas onde todos puderam confraternizar servidos pela feijoada feita no fogão de lenha, motivo de orgulho do Mestre Eliel e sua esposa.

Foi um sábado de muita alegria, de boa capoeira e de excelentes conversas entre amigos que vieram prestigiar este mestre de enorme coração e defensor das tradições da capoeira carioca.

Parabéns a Mestre Eliel e a todos os integrantes da Associação de Capoeira Nagoas pela bela festa.

Fotos: Leila Muniz

#VemJogarCapoeira

Veja aqui o álbum de fotos!