No dia 27 de agosto de 2017, aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, o Campeonato Estadual de Capoeira promovido pela Federação Desportiva de Capoeira do Estado do Rio de Janeiro – FCDRJ.

O estado tem tradição nos eventos desportivos de capoeira, sendo lá que aconteceu o primeiro combate oficial entre um capoeirista e outro lutador de artes marciais, isso em 1909, entre o campeão japonês de Jiu-Jitsu, Sado Miyako e o capoeirista brasileiro Francisco da Silva Cyríaco, mais conhecido como Cyríaco Macaco Velho. Época de repressão sobre a capoeira pós-formação da República, o combate só foi liberado por ter sido orquestrada por pessoas com influência no governo, sendo realizado no tablado do Concerto Avenida e relatado em jornais, como o Careta.

Os Troféus Berimbau de Prata e Berimbau de Ouro na década de 60 também antecederam os campeonatos que seriam liberados a partir de 1973 com o Regulamento Técnico da Capoeira que foi aprovado pelo Conselho Nacional de Desportos e reconhecido pelo MEC em 26 de dezembro de 1972.

Mas muita coisa mudou de lá para cá, menos é claro, o interesse de capoeiristas em participar de competições, e isso, é renovado a cada ano com o apoio da Federação de Capoeira Desportiva do Estado do Rio de Janeiro – FCDRJ, que vem mantendo o trabalho e o empenho de oferecer essas competições aos atletas da capoeira.

Neste ano de 2017, 11 Associações de Capoeira se inscreveram para participar do Campeonato que foi disputado nas categorias de Conjunto e Duplas Mistas, sendo montadas 12 equipes para a competição do Conjunto e 34 duplas para a competição de Duplas Mistas.

01. Associação APAACAB
02. Associação Capoeira Artte Nobre
03. Associação Capoeira Raízes
04. Associação Cultural Capoeira Nagô
05. Associação De Capoeira Barravento
06. Associação De Capoeira Canto Do Berimbau
07. Associação De Capoeira Encanto E Magia
08. Associação De Capoeira Maré De Bamba
09. Associação De Capoeira Martins
10. Associação Macaé Capoeira
11. Associação Unircapoeira

CampeonatoEstadualCapoeiraFCDRJGrupos.jpg



Na Categoria Conjunto é avaliado: A vestimenta ou uniforme; O ritual da capoeira que compõe (ritmo, toques, cânticos e a resposta do coro de toda a equipe, formando assim os fundamentos tradicionalmente usados na capoeiragem); E o volume de jogo (habilidade técnica demonstrada na colocação dos golpes e a destreza usada nas esquivas e movimentação durante o jogo para manter a harmonia entre o ataque e a defesa).

Na Categoria Dupla Mistas é avaliado: A eficiência no jogo (ataque, defesa e volume de jogo); A flexibilidade (domínio que o atleta demonstra ao executar os golpes e movimentos típicos da capoeira); A vestimenta ou uniforme.

E assim, mais de 260 atletas compareceram para a competição, que segue um padrão de alto desempenho esportivo, com cerimônia e desfile de apresentação das delegações, execução do Hino Nacional Brasileiro e o juramento do atleta.

Durante a competição, 5 (cinco) juízes se posicionam ao redor da área demarcada e fazem a suas avaliações que são assinaladas em súmula, para posterior avaliação dos pontos na mesa diretora.

A comissão técnica que coordenou todo o desenrolar da competição foi composto por:
Juízes: Mestre Hulk, Mestre Ephrain, Mestre Chacal, Mestra China e Contramestre Jeferson
Mesários e comissão: Mestre Bogado, Mestre Zudo, Mestre Wladimir Russo, Robertinho e Jefferson (Jeka).

CampeonatoEstadualCapoeiraFCDRJJuizes.jpg



Ao final do campeonato, o resultado das competições ficou como segue abaixo.

   DISPUTA POR CONJUNTO:
1º Lugar - Associação Cultural Capoeira Nagô
2º Lugar - Associação Capoeira Arte Nobre
3º Lugar – Associação Macaé Capoeira

CampeonatoEstadualCapoeiraFCDRJConjuntos.jpg



   DISPUTA POR DUPLA MIRIM:
1º Lugar – Associação De Capoeira Maré De Bamba
* Cayo Alexandre Domingos Do Nascimento
* Eduardo De Lima

2º Lugar – Associação De Capoeira Arte Nobre
* João Luiz De Brito Coelho Novo
* Daniel Antônio Ferreira Fiaux

3º Lugar – Associação De Capoeira Raízes
* Rafael Poubel Chisman De Lima
* Pedro Montenegro Negreiros

CampeonatoEstadualCapoeiraFCDRJDuplasMirim.jpg



   DISPUTA POR DUPLA INFANTO/JUVENIL:
1º Lugar – Associação Cultural De Capoeira Nagô
* Kelvin Júnior De Oliveira
* Vinícios Silva Santos

2º Lugar – Associação De Capoeira Raízes
* Lucas Teixeira
* Maurício Teixeira Flexa De Lima

3º Lugar – Associação De Capoeira Maré De Bamba
* Patrick Santana De Oliveira
* Vitor Hugo Da Conceição Lopes

CampeonatoEstadualCapoeiraFCDRJDuplasJuvenil.jpg



   DISPUTA POR DUPLA ADULTA:
1º Lugar – Associação De Capoeira Maré De Bamba
* Sérgio Inácio
* Maciel Inácio

2º Lugar – Associação Cultural De Capoeira Nagô
* Wesley De Oliveira
* Wallace Luiz

3º Lugar – Associação De Capoeira Maré De Bamba
* Victor Moreno
* Rafael Lapa

CampeonatoEstadualCapoeiraFCDRJDuplasAdulto.jpg



   EQUIPE VENCEDORA: Associação De Capoeira Maré De Bamba

CampeonatoEstadualCapoeiraFCDRJEquipe.jpg




Durante o campeonato, ainda houve uma apresentação muito especial realizada pelo Instituto Ruffato de Inclusão Social – Capoeira Adaptada, com atletas que encantaram o público presente, demonstrando que suas deficiências não impedem o seu aprendizado e coordenação motora para praticar exercícios e neste caso, a capoeira, tendo sido uma apresentação com muita alegria e vibração de todos.

CampeonatoEstadualCapoeiraFCDRJInstitutoFuffatoCapoeriaAdaptada.jpg



Todas as Associações e atletas que estiveram presentes estão de parabéns pelo desempenho realizado durante o evento, os Mestres conduziram seus alunos com muita eficiência, demonstrando que o ofício de Mestre merece todo o respeito por ser os detentores do saber desta arte ancestral de muita cultura em nosso país, que merece muito respeito da sociedade por ser um movimento, uma arte gerada e disseminada dentro história nacional brasileira.

Parabéns a diretoria da Federação de Capoeira Desportiva do Estado do Rio de Janeiro – FCDRJ, por proporcionar um evento de qualidade e manter a tradição das competições desportivas, pois a competição sadia ensina os jovens que ganhar ou perder faz parte da vida, mas que nunca devemos desistir, pois as vitórias não chegam apenas para quem está no alto do pódio, mas para todos que conseguem superar seus limites e irem além.

Veja aqui o álbum de fotos!

Salve a capoeira!
Jefferson Estanislau