No último domingo, dia 24 de setembro de 2017, estivemos presentes no evento do amigo Contramestre Trovão da Associação Grupo de Capoeira Regiangola, que foi realizado na cidade de Nova Friburgo no ginásio de Duas Pedras.

Data muito aguardada por seus diversos alunos de escolas e projetos que se reuniram neste dia para fazer o batizado e troca de graduação, momento marcante na vida de qualquer capoeirista.

Chegando ao ginásio o entramos cheio com a presença de muitos pais e familiares que foram compartilhar deste momento com seus filhos, sobrinhos, netos e primos; jovens capoeiristas que seriam honrados neste dia após um longo período de treinos e dedicação para receber sua corda.

A recepção dos convidados era calorosa pela equipe da Regiangola, e uma mesa de frutas e outra de café da manhã estavam disponíveis para quem madrugou para estar ali no horário do evento.

Com todos os presentes devidamente uniformizados e prontos para a abertura do evento, a programação teve seu início com o Hino Nacional Brasileiro.

Após esse momento solene, o Mestre Sorriso e o Contramestre Trovão solicitaram aos alunos mais graduados para ajudar a montas as rodas, digo as rodas, pois foram 8, sendo 5 para as crianças, outra para os alunos, mais uma para os graduados e professores e uma central para os Mestrandos, Contramestres e Mestres.

Desta forma, não houve capoeiristas que não aproveitou esse evento, pois havia espaço para todos se divertirem e participarem no melhor estilo da capoeira, com a vadiação dentro da roda.

A interação estava tão boa, que o Contramestre Trovão liberou para que os graduados jogassem com as crianças em suas rodas, para dar a oportunidade das crianças poderem compartilhar desta alegria e aprendizado com os mais antigos.

Foi muito legal percorrer todas essas rodas e ver os sorrisos estampados nos rotos de todos que ali estavam ajudando a fazer desta, uma grande festa de alegria e amizade entre os participantes.

Após mais de uma hora de vadiação, os Mestres foram convidados a jogar com as crianças nas rodas montadas para elas, e fazer assim, um grande batizado coletivo, onde todas as crianças tiveram a oportunidade de jogar com os mestres e aprenderem um pouco mais desta sabedoria ancestral que é a capoeira.

Com todas as crianças batizadas e agora, com suas cordas nas cinturas, o Contramestre Trovão, aproveitou para dar uma pausa no evento e agradecer aos seus colaboradores e patrocinadores que o ajudaram a fazer este evento.

Em seguida, e seguindo sua programação, foi solicitado que todos os alunos deixassem a quadra e fossem para a arquibancada para a apresentação e Maculelê que seria realizada pelos alunos mais graduados.

O espaço foi preparado para a apresentação e não demorou muito para que os atabaques rufassem e os alunos caracterizados de guerreiros adentrassem na quadra para uma apresentação muito bem coreografada e cheia de efeitos, que arrancou muitos suspiros e aplausos do publico que assistia.

No pequeno intervalo que os alunos fizeram para uma segunda parte da apresentação, graduados da Regiangola de Teresópolis fizeram uma apresentação de saltos que também levantou a galera.

Na segunda parte da apresentação, os integrantes fizerem uma nova coreografia com a utilização de bastões com fogo, o que atraiu muitos olhares curiosos e o encantamento das crianças e adultos que assistiam. Realmente foi uma linda apresentação.

Após essa apresentação cheia de emoção, o Contramestre Trovão fez vários elogios aos integrantes que participaram da mesma, destacando o esforço de todos e a falta da Monitora Tempestade que se acidentou a poucas semanas do evento e não pode participar fisicamente da mesma, mas que sem sombra de dúvidas ajudou em todas as atividades de treinamento e preparação desta bela equipe, sendo um grande motivo de incentivo a todos ali.

Em seguida o Mestre Sorriso aproveitou para dar mais elogios e também para entregar algumas carteirinhas do Grupo Regiangola aos alunos do Contramestre.

Dando continuidade ao evento, foi formada uma nova roda central onde alunos que já possuíam graduação, passaram a jogar com os Mestres para receberem sua nova graduação dentro do grupo, o que foi mais um motivo de alegria entre os presentes que estavam ali para verem e jogarem a boa capoeira.

Ao final desta grande festa, os participantes que ali permaneceram se reuniram para fazer uma última foto e sem seguida foram convidados a se dirigirem ao local onde seria servido um almoço.

Mas a programação ainda não estava encerrada, e após o almoço, Mestre Bebeto fez uma palestra demonstrando as raízes da capoeira do Rio de Janeiro que se expandiram a partir da década de 50, dando origem a muitos Mestres e Grupos de Capoeira de nossa atualidade.

Isso acabou se tornando um momento muito importante, pois para os mais novos, foi fonte de informações que muitos desconheciam e para os mais antigos, reviveram informações que atualmente são muito pouco divulgadas dentro da capoeiragem em geral.

Parabéns ao Contramestre Trovão pela organização deste belo evento.
Parabéns ao Mestre Sorriso por gerir tão bem o Grupo de Capoeira Regiangola.
Parabéns a todos os integrantes da Capoeira Regiangola e aos participantes que ajudaram a fazer desta uma grande festa de capoeira, confraternização e conhecimento.
Parabéns a capoeira, que sempre ganha quando a paz reina e a amizade se fortalece com grandes laços de harmonia.

Fotos: Leila Muniz e Jefferson Estanislau
Texto: Jefferson Estanislau

Veja aqui o álbum de fotos!

#VemJogarCapoeira