Dezembro é um mês tumultuado, cheio de eventos e por isso é difícil comparecer a todos... mas tivemos a oportunidade de estar presente no evento do Mestre Martins, casa de bons capoeiristas e que sempre atraí muitos convidados.

Mestre Martins tem seu jeito peculiar de conduzir seus eventos e sempre valoriza os destaques internos do grupo (infantil/juvenil /adulto) dando prêmios e dizendo o porquê deles terem sido escolhidos.

Seu evento sempre reúne os alunos dos diversos núcleos da Capoeira Martins, onde muitos dos mestres aproveitam para graduar seus alunos na presença do grande Mestre, e este ano não foi diferente.

A partir do horário marcado, a roda é aberta para todos jogarem a vontade até que o Mestre Martins venha fazer a abertura oficial do evento. Sempre acompanhado do seu berimbau, ele canta músicas com fundamentos e histórias que faz menção a fatos e momentos marcantes da capoeiragem, fala sobre acontecimentos, faz brincadeiras com seus alunos e parabeniza pais que estão sempre presentes e participam ativamente da família Martins Capoeira.

Por tanta diversidade e respeito, seus eventos sempre reúnem muitos Mestres e esse ano quase não foi possível enquadrá-los todos na foto após as apresentações.

Esse ano alguns dos convidados foram surpreendidos pela lembrança de seu aniversário, que aconteceu no decorrer da semana, o que foi um motivo a mais para brincadeiras e uma farra sadia.

Após toda essa descontração, o Mestre começou a chamar os alunos de sua lista, para realizar o batizado e troca de graduações dos alunos, o que fez a alegria da garotada e dos pais, que tiraram muitas fotos.

Entre uma troca de graduação e outra, houve jogo de Iuna para os Mestres, e além dos mestres, alunos com graduações compatíveis, puderam jogar com aqueles que estavam recebendo as suas nesses dias.

O ápice do evento foi a entrega do Cordel Azul (Professor) para um aluno que tem a Capoeira Martins como uma tradição de família, tendo gerações de familiares a mais de 30 anos no grupo, sendo mais de 10 formados a mestres pelo Mestre Martins, sendo que alguns deles estavam ali para prestigiar esse momento.

Como sempre é muito bom estar nos eventos do Mestre Martins, jogar a boa capoeira do subúrbio carioca e poder conversar e trocar ideias com diversos mestres que são referência por esse Brasil a fora e no exterior.

Parabéns a todos os alunos que receberam sua graduação neste dia.

Parabéns a Capoeira Martins por continuar ensinando essa arte a tantos jovens!

Salve o Mestre Martins.
Salve a Capoeira Carioca!!!

Fotos: Leila Muniz e Jefferson Estanislau
Texto: Jefferson Estanislau

#VemJogarCapoeira

Veja aqui o álbum de fotos!