O feriado de Tiradentes começou muito bem, fomos convidados para acompanhar a banca para a Formatura de Mestre do Contramestre Ninho (Grupo Savará Capoeira) realizada pelo Mestre Touro Bemvindo.

O Contramestre Ninho (Felipe Marques da Costa) iniciou a capoeira com 11 anos de idade no bairro de Água Santa, no Grupo Senzala com Mestre Zumbi. Aos 16 anos de idade passou a ministrar aulas de capoeira com a supervisão de seu mestre, porém, após a partida de Mestre Zumbi para os Estados Unidos em 1999, passou a treinar com Mestre Ramos e posteriormente com Mestre Toni Vargas, com quem treinou até o ano de 2011. Neste ano, ao sair da Senzala, fundou o Grupo Saravá Capoeira e após alguns meses de trabalho teve a grata satisfação de contar com o apoio do Mestre Touro Bemvindo.

Após 25 anos ininterruptos dedicados de capoeira, tendo os últimos 5 a frente de seu próprio grupo, Mestre Touro Bemvindo conversou com o Contramestre Ninho sobre a possibilidade de sua formatura de Mestre, mas para isso, ele deveria provar que possui conhecimentos suficiente para receber esse mérito.

E assim, Mestre Touro Bemvindo formulou uma banca de Mestres renomados do Rio de Janeiro para fazer a avaliação do Contramestre Ninho. Foram convidados o Mestre Silas (Grupo Kapoart), Mestre Martins (Grupo Capoeira Martins) e Mestre Bogado (Associação de Capoeira Barravento) para compor a banca e vários outros Mestres e representantes de Federações de Capoeira para acompanhar a execução.

Desta forma, às 10:00 horas da manhã deste dia 21 de abril de 2016, na Capela Ecumênica da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), foi dado início a essa avaliação.

A primeira fase da banca foi a avaliação do currículo de capoeira do Contramestre Ninho que foi apresentado aos Mestres.

A segunda fase foi como se fosse uma defesa de Mestrado Acadêmico, o Contramestre Ninho foi interpelado pelos Mestres a responder questões sobre a história do Brasil que cerca a origem, o desenvolvimento, a criminalização, o reconhecimento e a valorização da capoeira, dissertando sobre pessoas, passagens e datas importantes que abrange toda a cultura da arte marcial brasileira.

Na terceira fase da banca, o Contramestre Ninho foi questionado sobre as metodologias de ensino da capoeira no que tange crianças, adultos e a terceira idade, assim como seus conhecimentos sobre musicalidade, ritmos e a vivência dentro da capoeira.

Ao final de mais de 2 horas de avaliação, sendo o Contramestre Ninho em muitos momentos aplaudido por todos os mestres presentes por suas respostas, à banca contabilizou a pontuação das respostas e o resultado foi a aprovação com louvor perante a Banca de Mestres e todos os presentes.

Com o resultado, Mestre Touro Bemvindo fez um discurso comentando sobre a avaliação, elucidando alguns pontos no qual, perante seu ponto de vista poderia ter sido mais bem argumentado como fatos e datas, mas que no conteúdo geral, foi uma bela avaliação e demonstração de conhecimento.

E assim, Mestre Touro Bemvindo com o aval da Banca de Mestres, aprovou a formatura de Mestre de 1º Grau (cordel Branco e Verde) para o então Contramestre Ninho.

Ao receber as honras, o Contramestre Ninho, fez um discurso de agradecimento emocionado a todas as pessoas que de alguma forma contribuíram para a sua caminhada até este momento, os seus familiares que desde pequeno sempre estiveram ao seu lado, a sua filha que tem um papel significativo em sua vida assim como na vida de seu pai e a sua esposa que está sempre ao seu lado.

Disse que ao conversar com Mestre Touro Bemvindo sobre a possibilidade de sua formatura de mestre, não poderia ignorar sua origem na capoeira e queria homenagear os 3 mestres de sua história, Mestre Zumbi, Mestre Ramos e Mestre Toni Vargas, assim como Mestre Peixinho pelos ensinamentos do Grupo Senzala, e assim como Mestre Pastinha, também gostaria de homenagear seu clube de coração o Clube de Regatas Flamengo, criando desta forma, a última corda de mestre de seu Grupo Saravá Capoeira, com as cores Vermelha e Preta.

Mestre Touro Bemvindo disse que o ajudaria a se formar Mestre, desde que passasse na Banca de Mestres, e ganharia assim o reconhecimento de todos os mestres presentes, lhe entregaria o cordel Branco e Verde de Mestre de 1º Grau, pois essa é a sua origem, porém, que não lhe impediria de seguir o seu trabalho mesmo que seu grupo permanecesse usando corda e não cordel, pois não estaria lhe ajudando se não acreditasse no seu trabalho, e ele “Contramestre Ninho” ao se formar Mestre, teria sua própria autonomia para escolher o caminho a seguir dali em diante.

Ao final do discurso foi aplaudido de pé por todos os presentes, e posou para fotos com os Mestres da Banca e os demais Mestres presentes.

Os integrantes do Grupo Savará Capoeira convidaram a todos para descer ao salão abaixo da Capela Ecumênica onde seria servido o almoço. Lembrando que na parte da tarde a programação da formatura iria ter continuidade.

Programação da tarde.

Após o almoço, a programação da tarde começou com uma apresentação de dança de Puxada de Rede dos alunos do Grupo Savará Capoeira.

“A Puxada de Rede era a atividade pesqueira dos negros recém-libertos, que encontraram na pesca do xaréu uma forma de sobreviverem, seja para comércio ou seu próprio sustento. Essa atividade era acompanhada de cânticos na maioria em ritmo triste que representavam o labor e a dificuldade da vida daqueles que tiram o seu sustento do mar.

Além dos cânticos, os atabaques e as batidas sincronizadas dos pés davam o ritmo para que os homens não desanimassem e continuassem a puxar a enorme rede, o que paradoxalmente dava um ar de ritual e beleza àquela atividade. Quando enfim terminavam de puxar a rede, eram entoados cânticos em agradecimento à pescaria e o peixe era partilhado entre os pescadores e começava o festejo em comemoração.”

Em seguida, foi realizada uma nova apresentação, desta vez de Maculelê.

“Maculelê é uma manifestação cultural oriunda cidade de Santo Amaro da Purificação na Bahia. É atualmente uma expressão teatral que conta, através da dança e dos cânticos, a lenda de um jovem guerreiro, que sozinho conseguiu defender sua tribo de outra tribo rival usando apenas dois pedaços de pau, tornando-se o herói da tribo. É um tipo de dança folclórica brasileira de origem afro-brasileira e indígena.”

Ao final das apresentações de dança, todos foram convidados a fazer uma grande roda, para comemorar no melhor estilo a capoeira neste dia de festa. Após alguns minutos de roda, o Contramestre Ninho percebendo grande quantidade de capoeiristas e de diversas idades, resolver dividir a roda em 2, formando assim, uma roda de criança e outra de adultos.

A vadiação correu solta, até que todos foram convidados novamente a formar uma única roda, para que assim ocorresse à roda de formatura de Mestre, onde no toque de Iuna, o Mestre Ninho foi formado a Mestre jogando com todos os mestres presentes.

Ao termino desta roda, um aluno do Grupo Saravá Capoeira aproveitou para fazer agradecimentos a colaboradores que permitiram a realização do evento, e assim uma representante da UERJ do Núcleo de Estudos das Américas (NUCLEAS) pediu a palavra e ofertou um Certificado de Reconhecimento por trabalhos prestados ao Mestre Ninho e também um Certificado pelo reconhecimento de valor cultural ao Mestre Touro Bemvindo.

Outras homenagens e discursos foram feitos por representantes de instituições de ensino no qual o Mestre Ninho trabalha demonstrando o carinho que todos possuem por ele.

Porém, talvez a homenagem que mais tenha emocionado o Mestre Ninho, foi uma placa entregue por seus pais.

Enfim, foi um dia de muitas emoções, um dia de alegria para a capoeira, por uma bela demonstração de conhecimento, por uma bela avaliação e reconhecimento para a formatura de um novo Mestre, que tem tudo para se tornar um bom exemplo!

Parabéns ao Mestre Ninho e a todos os Mestres que participaram desta Banca e aqueles que acompanharam a sua execução.

Parabéns ao Mestre Touro Bemvindo pela iniciativa e pelo valor incondicional que o senhor agrega a capoeiragem.

Encerro este texto com uma frase de agradecimento do próprio Mestre Ninho.

“Agradeço a todos que me ajudaram nessa jornada (família, amigos e alunos) e principalmente aos meus Orixás, pois sem eles eu não estaria aqui. – Mestre Ninho”.

Fotos: Jefferson Estanislau

#VemJogarCapoeira

Veja aqui o álbum de fotos!