O dia amanheceu ensolarado neste domingo dia 04 de junho de 2017, e assim, pegamos a estrada em direção a São Gonçalo para prestigiar os amigos do Centro Cultural Voz do Berimbau para o IV Encontro de Capoeira do Grupo, onde seria realizado batizado, troca de cordéis e dois momentos muito significativos de formatura, sendo estas:

Formatura de Mestre do Contramestre Wallace Sá
Formatura de Contramestre do Professor Tubarão


1ª PARTE – O INÍCIO

Chegando ao local do evento, encontramos muitos rostos conhecidos e a família Voz do Berimbau acertando os últimos detalhes para dar início a este IV Encontro. Para não perder tempo, fomos colocar o uniforme, mas não deixamos de cumprimentar os amigos que se dirigiam para fazer o mesmo.

Ao voltar para a quadra, fizemos o credenciamento para o controle do evento, e em seguida já fomos arranjar um lugar para guardar nossas coisas e começar a nossa participação. A roda já estava formada, e assim, entre um jogo aqui e outro ali, fomos tirando nossas fotos e falando com mais e mais amigos.

Com a casa cheia e a roda já ficando apertada, Mestre Lelo deu uma pausa pra falar algumas palavras, e em seguida o Professor Tubarão complementou e fez uma oração de agradecimento e o pedido para que tudo ocorresse bem neste dia, dentro e fora da roda de capoeira até que todos voltassem para seus lares em segurança.

Ao final, Mestre Lelo pediu para que fosse formada mais 3 rodas, para que todos pudessem participar e aproveitar bastante esse dia que seria de festa e muita alegria para o grupo.

E assim foi feito, os capoeiristas se distribuíram pelas rodas, sendo a central para Mestres, Contramestres e Mestrandos, uma roda infantil para as crianças e as outras duas para alunos, graduados, instrutores e professores.

A casa estava cheia e a quadra do Colégio Estadual Alecrim parecia pequena para tanta gente, entre capoeiristas, pais, amigos e apreciadores dessa linda arte marcial brasileira que é a Capoeira.

Indo de uma roda para outra a gente via capoeirista de toda parte, e isso é bacana, pois faz a integração dos capoeiristas e mistura os diferentes estilos de jogo, movimentos e floreios.

Não havia uma roda desanimada, pois todo mundo queria jogar e participar.

Para não fugir do cronograma, Mestre Lelo chamou todos para formar uma única roda central novamente e deu início ao batizado das crianças. Como manda a tradição, quem batiza os alunos são os Mestres, e assim foi feito.

Ao termino dessa primeira parte, Mestre Lelo aproveitou para apresentar os Mestres presentes, e olha que isso não foi fácil, pois na lista de presença havia 58 nomes. E por isso na hora de juntar todos para as fotos, ficou difícil de enquadrar tanta gente e alguns ficaram de fora.


2ª PARTE – FORMATURA DE MESTRE

Aproveitando esse momento, Mestre Lelo pediu para que os Mestres fizessem uma roda e assim, deu início à formatura de Mestre do então Contramestre Wallace Sá.

Mestre Lelo aproveitou e contou sobre a trajetória do Contramestre, que está diretamente ligada a sua e de seu primo Mestre Boleba. Dentre esses três amigos, o primeiro a ingressar na capoeira foi o Contramestre Wallace, que posteriormente chamou Mestre Boleba, que por fim apresentou a capoeira ao Mestre Lelo quando este passava as férias na cidade de Cordeiro.

Como a vida segue rumos diferentes, Mestre Boleba e o Contamestre Wallace precisaram parar de treinar em algum momento de suas vidas, e assim, dos três amigos, foi o a chegar na graduação de Mestre foi Mestre Lelo, que posteriormente formou o Mestre Boleba e neste dia, todos juntos estariam ali para formar o Mestre Wallace Sá.

A trajetória deles também está diretamente ligada ao Grupo de Capoeira Beira Mar, e assim, Mestre Lelo chamou seu mestre, Mestre Cesar presidente deste grupo para falar algumas palavras.

Mestre Cesar se lembrou dos três pequenos e se disse feliz, por este dia, pela união dos amigos e a formatura de Wallace Sá.

Em seguida foi à vez do Mestre Boleba, que trazia consigo um estojo azul, que dava a entender que teria algum tipo de placa para homenagear o amigo. E após um discurso emocionado revivendo um pouco dessa história dos três amigos, Mestre Boleba abriu o estojo e ali dentro estava o Cordel de Mestre de 1º Grau de Wallace Sá.

Após a entrega da graduação e algumas fotos, Mestre Wallace Sá fez um discurso falando um pouco de sua história e agradecendo aos amigos. Em seguida solicitou a presença de sua mãe para curtir com ele esse momento que ficaria registrado na memória e em fotos.

Uma aluna do grupo Voz do Berimbau aproveitou para entregar a ele um busco de homenagem em nome do grupo e de todos os alunos.

Enfim, chegou a hora do jogo de mestres, sendo o primeiro a jogar com o novo Mestre Wallace Sá, seu amigo de velha data, o Mestre Boleba.

A partir daí a festa da capoeira foi armada e todos os Mestres quiseram jogar e compartilhar deste momento com o Mestre Wallace Sá.


3ª PARTE – FORMATURA DE CONTRAMESTRE

Depois de muita vadiação em homenagem ao novo Mestre, chegou a vez do Mestre Lelo chamar o Professor Tubarão para a sua formatura de Contramestre.

Este já entrou na roda emocionado e chorando, mas secou as lágrimas para ouvir o discurso do Mestre Lelo a seu respeito, no qual também falou sobre a sua trajetória, os trabalhos realizados e a amizade que todos tem por ele.

Em seguida entregou o Cordel de Contramestre para ele, que pediu para que seus pais chegassem mais perto, e assim, recebeu um abraço emocionado de sua mãe e de seu pai. Mas o dia era de festa, e assim, toda a família e alguns de seus alunos entraram na roda para compartilhar deste momento com o agora Contramestre Tubarão.

Seu irmão aproveitou para fazer um discurso, e disse que não é capoeirista, mas que por causa do amor de seu irmão por essa arte, toda a família atualmente abraça a capoeira como parte de suas vidas e que gostaria que todas as pessoas amassem e apreciassem a capoeira como o seu irmão faz!

Depois de mais algumas homenagens, entregas de busto em nome da família Voz do Berimbau, um pouco mais de choro e emoção por parte do novo Contramestre, chegou a hora do jogo de formatura, e para este momento Mestre Charuto pediu ao Mestre Lelo se poderia cantar uma música que refletia bem esse momento.

Mestre Charuto então cantou:
“Jogo de Bamba, é um jogo que sonho jogar...
Jogo de Bamba, é um jogo que sonho jogar...”

E assim os mestres foram entrando na roda e jogando com o novo Contramestre Tubarão, para marcar, compartilhar e registrar esse momento singular e especial na vida de um capoeirista.


4ª PARTE – TROCA DE GRADUAÇÃO DOS ALUNOS

Após os festejos de formatura de Mestre e Contramestre, o evento deu continuidade com a troca de graduação dos alunos. Foram muitos alunos da família Voz do Berimbau que aguardavam este dia chegar, e assim a festa prosseguiu com todo o entusiasmo.

Para esta parte do evento, Mestre Lelo permitiu que não somente os Mestres, mas também os Contramestres e Professores participassem da troca de graduação dos alunos.

Mas antes Mestre Lelo fez alguns agradecimentos para seus alunos que ajudam e acreditam no grupo, dedicando tempo, paciência e principalmente confiança em seu Mestre, e assim disse uma frase importante, mais ou menos assim.

“Um verdadeiro Discípulo acredita no seu Mestre e não foge quando é contrariado ou quando este lhe diz NÃO!
Um mero aluno, quando é contrariado ou só tem interesse, esse vai embora e não olha para trás!” – Mestre Lelo


E assim a troca de graduação prosseguiu e todos os alunos receberam suas novas graduações com muito orgulho de seu Mestre.

Por fim, Mestre Lelo, Mestre Djalmir, Mestre Boleba, Mestre Wallace Sá, Contramestre Tubarão e os demais integrantes do Centro Cultural Voz do Berimbau, encerraram o evento cantando o Hino do Grupo com muito entusiasmo e emoção pelo dever cumprido na realização deste grande IV Encontro de Capoeira C.C.V.B.

Balanço final do evento:
58 Mestres;
18 Contramestres e Mestrandos;
34 Professores.
Obs: Não foi divulgado o número de Instrutores, Monitores, Graduados e alunos.

Queremos deixar registrado os nossos parabéns a toda a família Voz do Berimbau, especialmente para o Mestre Wallace Sá e o Contramestre Tubarão por terem chegados nesta nova fase em suas vidas de capoeira.

Outro agradecimento especial para o Mestre Lelo e o Mestre Boleba por nos receber de braços abertos, diante de tantos nomes da capoeira carioca.

E um agradecimento mais que especial para o amigo Mestre Djalmir, que sempre tem um grande sorriso no rosto demonstrando toda a sua felicidade quando nos encontramos.

Há vocês Mestres, todo o meu respeito!!!

Importante: Neste evento, batemos o nosso recorde de fotos publicadas em um álbum, foram 240 fotos selecionadas, demonstrando assim, tantos momentos de beleza com a capoeira!


Fotos: Leila Muniz e Jefferson Estanislau
Texto: Jefferson Estanislau

#VemJogarCapoeira

Veja aqui o álbum de fotos!