A programação do evento começou na sexta-feira dia 02/dez, com a Roda de Abertura. No sábado dia 03/dez, foi o dia da Oficina de Atabaque (Samba de Angola, Cabula, Congo de Ouro, Barravento, Muxicongo, Tambor de Crioula, Ijexá e Samba de Roda) na parte da manhã, e a noite com um encontro para homenagens. No domingo 04/dez, a programação continuava com o Batizado, Troca de Graduação e Formatura.

Infelizmente não foi possível participar e registrar os momentos de sábado, porém, no domingo, estávamos lá para isso e assim prestigiar os amigos.

E o grande dia chegou, um dia geralmente aguardado por muitos alunos, mas desta vez, com uma ansiedade especial para o Mestre Caroço, pois de acordo com os princípios que ele segue, a troca de grau de mestre só ocorre a cada 10 anos. Neste ano, ele completou seus 20 anos de formatura de mestre, e assim, iria receber sua graduação de Mestre de 3º Grau – Branco e Azul.

Quando chegamos ao Colégio Estadual Jamil El-Jaick, a quadra já estava tomada pelos pais dos alunos e convidados, a roda já estava formada e o brilho nos olhos de todos estava evidente.

Assim, o Mestre começou a chamar os pequenos alunos e pedia para que eles cantassem uma música qualquer, demonstrando para todos, esse lado envolvente da capoeira que desperta a musicalidade dentro de nós. A cada novo aluno, pais e convidados se emocionavam e participavam respondendo o coro da canção.

Após esse breve momento, deu-se início ao Batizado e Troca de graduação da turma infantil que vai até os 12 anos. O Mestre chamava os alunos e pedia para que os Mestres, Contramestres, Mestrandos, Professores e Graduados escolhesse um deles e se encaminhasse para dentro da roda, depois autorizava o ritmo para tocar para que eles jogassem.

Entra turma, sai turma, e víamos muitos pais emocionados com os seus pequenos filhos se soltando dentro da roda, o que era o estopim para muitas fotografias.

Entre uma turma e outra, os Mestres Canabrava e Mestre Coelho pediam licença ao Mestre Caroço para interromper a programação e fazer uma homenagem. Dentre elas, houveram entregas de presentes e um coral formado pelos alunos, cantando musicas de integrantes do próprio grupo, com significados especiais para eles e uma sonoridade envolvente que deixou o publico satisfeito e emocionado juntamente ao mestre homenageado.

Após esse momento, o Mestre Caroço aproveitou para apresentar os convidados, Graduados, Professores, Contramestres e Mestrandos, e por fim os Mestres que vieram de várias cidades do Brasil para estar presente neste momento. E assim, antes de começar o Batizado e Troca de Graduação dos alunos a partir dos 13 anos, o Mestre decidiu fazer a troca de sua graduação primeiro.

Fazendo um pequeno discurso, lembrou de sua formatura a Mestre de 1º Grau, por seu Mestre Batata que atualmente está fora do pais, e depois de uma década, a sua troca de graduação a Mestre de 2º Grau pelas mãos do Mestre Bogado, e neste dia, pediu ao seu amigo Mestre Sorriso, que fosse pelas suas mãos que ele fizesse a troca de graduação para Mestre de 3º Grau, porém, pediu antes, que seu cordão com sua nova graduação passasse na mão de todos os Mestres presentes, o que foi prontamente atendido.

Ao final deste ritual e aplaudido por todos, e agora já com seu novo cordão na cintura, o Mestre Caroço disse que não precisaria de um jogo de Iuna, pois durante esses 20 anos, já fez isso várias vezes, e que desejava sim, jogar com os Mestres assim como outros convidados, mas sem a necessidade de uma formalização especifica pra isso. “Toca um São Bento Grande para todos jogarem e eu vou entrando e jogando com vocês”.

E isso foi uma alegria e motivo para uma boa vadiação entre os capoeiristas, que demonstraram todas as suas habilidades para os pais e convidados que estavam ali para acompanhar e assistir ao evento.

Após esse período, o Batizado e a Troca de Graduação dos maiores de 13 anos deu-se início, e após o batizado dos iniciantes pelos Mestres, o Mestre Caroço permitiu que outros capoeiristas graduados jogassem com seus alunos que iriam trocar sua graduação.

Durante essas trocas, ocorreram mais algumas homenagens entre os próprios alunos, que fizeram agradecimentos de incentivo, amizade e amor pela capoeira e pelo Grupo Nativos da Serra.

Por fim, o Mestre Caroço liberou uma roda para aqueles que tiveram pouca ou nenhuma oportunidade de jogar durante o transcorrer do evento, permitindo assim a participação ativa de todos os capoeiristas presentes.

Ao final, convidou a todos para o tradicional almoço de confraternização, um ritual de descontração e uma boa oportunidade para trocar ideias e informações, que geralmente ocorre em todos os eventos.

Queremos felicitar todos os alunos que foram batizados ou fizeram suas trocas de graduação, assim como toda a equipe do Nativos da Serra que durante esses 3 dias e provavelmente muitos outros antes desde dia, ao qual se empenharam ao lado de seu Mestre para que o evento ocorresse da melhor forma possível.

Parabenizamos o Mestre Caroço por seus 20 anos de Mestre e o título de Mestre de 3º Grau. E que venha mais uma, duas, diversas décadas de capoeiragem, muitas alegrias e boas amizades.

Salve!!!

Fotos: Leila Muniz e Jefferson Estanislau
Texto: Jefferson Estanislau

#VemJogarCapoeira

Veja aqui o álbum de fotos!