No primeiro sábado do mês, se o dono da casa estiver disponível, pode contar que vai ter festa. E assim foi dito e cumprido neste dia 03 de junho de 2017, na varanda mais conhecida do bairro da Penha, quando falamos de capoeira.

Mestre Touro Bemvindo abre as portas da sua casa para receber os amigos, nesta varanda com um grande painel em sua homenagem e a cidade e o bairro do seu coração.

Às 17 horas em ponto, pode contar que o berimbau vai ecoar, o atabaque vai rufar e o pandeiro vai repicar trazendo o tom do jogo de capoeira, e quem estiver lá, pode se achegar que a roda é boa.

Por este motivo, há presença de muitos mestres é sempre constante, assim como dos alunos que não querem perder a oportunidade de jogar, conviver e ter histórias para contar no futuro, pois quem passar por essa varanda, não vai se esquecer das raízes da capoeira carioca, pois ali tem tradição, cultura e muitos ensinamentos.

Mestre Touro é rígido em seus princípios, e assim, faz perpetuar os ensinamentos que aprendeu ao longo de sua caminhada com a velha guarda da capoeira, pois ali não há modismo, o que existe é a capoeiragem ancestral, é o capoeira de pés descalços, é o respeito pelos mestres mais antigos, é o jogo onde quem manda é o berimbau.

Seja com o jogo em cima ou com o jogo em baixo, a capoeira é alegre, é divertida, mas não se esqueça de que ela é luta, se bobear toma uma rasteira, um martelo ou um pisão. Mas isso é jogo de capoeira, e o que começa na roda, também termina na roda, pois capoeira é uma luta sadia, aqui não tem briga e nem confusão.

Mas além de capoeira, a chegada da noite também trouxe surpresas! Como de costume, antes de encerrar a roda às 19 horas, Mestre Touro deu uma pausa para apresentar os Mestres presentes, amigos de longa data ou amigos recém-chegados que admiram e compartilham do mesmo amor que é a capoeira.

Mas desta vez, ele deixou para a apresentação final, uma mestra formada este ano, mas que tem uma bela história e grandes laços de amizade com Mestre Touro e sua família, e por esse motivo, a surpreendeu neste dia 3 de junho, data se seu aniversário. Ao chamá-la para a apresentação, um bolo de aniversário surgiu na roda, com uma imagem caracterizando a Mestra Cristiane.

Como não podia deixar de ser, aniversariante na capoeira joga, e ela jogou com quase todos os Mestres, para em seguida todos cantarem parabéns, marcando e festejando assim esse dia em sua memória.

Após as fotos e o bolo partido pela própria Mestra Cristiane que serviu a todos, a confraternização na casa do Mestre Touro Bemvindo deu início no melhor estilo da Capoeira Carioca, com muito batuque e música.

Parabéns a Mestra Cristiane por mais uma primavera em sua vida, que muitos e muitos anos venham para que você possa compartilhar essa alegria com seus familiares e amigos!

Parabéns ao Mestre Touro Bemvindo por fazer da Roda de Capoeira um momento de alegria e confraternização entre os amigos!!

Parabéns a todos que acreditam na boa capoeira e suas tradições!!!

Salve a capoeira carioca!!!

Fotos: Leila Muniz e Jefferson Estanislau
Texto: Jefferson Estanislau

#VemJogarCapoeira

Veja aqui o álbum de fotos!