No domingo, dia 07 de maio de 2017, estivemos em Carmo – RJ, para prestigiar o VI Batizado e Troca de Cordéis realizado pelo amigo e Contramestre Costelinha, da Associação de Capoeira Identidade Cultural.

O Contramestre Costelinha realiza um excelente trabalho na cidade de Carmo-RJ, e é sempre uma alegria estar presente em seus eventos.

Tivemos um contra tempo na estrada, e por isso quando chegamos à roda já estava formada com a bateria já dando o tom do ritmo do jogo.

Já de uniforme de capoeira apostos, quando voltamos para a quadra o Contramestre Costelinha já estava fazendo a apresentação dos convidados, e quando percebemos ele já estava anunciando nossa presença, o que nos deixa bem orgulhosos dessa amizade e camaradagem dentre os amigos da capoeira.

Após as devidas apresentações, o Contramestre Costelinha pediu para além da roda central, que fosse aberta também mais 2 rodas, uma infantil e outra de alunos, assim todos poderiam jogar a vontade e aproveitar bem o evento.

E assim foi o que aconteceu, na roda central víamos os Mestres, Contramestres, Mestrandos, Professores e Instrutores, demonstrando toda a sua habilidade, malandragem e gingado forte. Mas nem por isso os Mestres e Contramestres deixaram de ir às outras rodas para passar um pouco da sua energia e vibração, jogando com os alunos e marcando esse dia espacial na vida daqueles que estavam prestes a receber ou trocar de graduação.

Depois de muito gingado, o Contramestre Costelinha deu uma pausa no evento para fazer a apresentação dos seus apoiadores na cidade, que sempre o ajudam na realização de seus eventos e também para falar de uma turma que vem lhe trazendo muitas alegrias, uma turma de alunos especiais, que a cada novo dia de treino vem demonstrando mais e mais vontade de aprender e acabam ao mesmo tempo ensinando muito para aqueles que estão ali com o papel de educador.

Logo em seguida, veio à apresentação de Maculelê do Grupo Feminino Puro Dendê, um grupo formado por integrantes de vários grupos distintos da cidade de Niterói-RJ que se organizaram para fazer apresentações de folclore, demonstrando o potencial e o fortalecimento do papel feminino dentro da capoeiragem, que engloba não somente a luta, mas também a dança o folclore e tudo que envolve as manifestações afrodescendentes.

A apresentação foi muito bacana, sendo ovacionada com muitos aplausos do publico presente ao seu final. Onde muitos aproveitaram para tirar fotos com as Meninas, caracterizadas para essa apresentação.

Seguindo a programação, o Contramestre Costelinha e o Mestre Pinguim, reuniram todos novamente em uma roda central para assim dar inicio ao batizado e troca de graduação dos alunos.

É sempre gratificante ver os pequeninos jogar, e assim, a cada movimento concluído por eles, as pessoas se enchem de alegria e satisfação de ver essa nova geração caminhando para ser o futuro da capoeira.

E a cada novo grupo que entra na roda para receber sua graduação, a expectativa e a empolgação são ampliados, tanto do lado de quem está recebendo a graduação, quando to lado que entrou na roda para ajudar no batismo ou troca dessa graduação, e por isso o ritmo vai ficando cada vez mais intenso e frenético o que contagia todos os presentes.

Ao final do batizado e troca de graduações, os atabaques foram apostos ao centro, para que todos pudessem fazer o jogo do maculelê, seguido posteriormente pela dança do Jongo e Samba de Roda.

Parabéns a Associação de Capoeira Identidade Cultural pelo belo evento.
Parabéns ao Contramestre Costelinha pela organização e ao Mestre Pinguim pela excelente supervisão deste trabalho.
Parabéns a todos que estiveram presentes para prestigiar essa bela manifestação cultural que é a nossa Capoeira.

Salve a todos!!!

Fotos: Leila Muniz e Jefferson Estanislau
Texto: Jefferson Estanislau

#VemJogarCapoeira

Veja aqui o álbum de fotos!