Andrea Pelosini é filha de Claudio Pelosini e Neuza Souza Pelosini, natural de Santo André-SP, é conhecida na capoeira como Mestra Andrea, teve seu primeiro contato com a capoeira aos 16 anos, quando foi morar na Bahia em Vitória da Conquista – BA.

Tem 27 anos dedicados a capoeira. Tudo começou em 1993, era recém-chegada na Bahia e um rapaz que trabalhava no prédio que ela morava a convidou para ir ver, a partir daí iniciou e não parou mais.

A Mestra sempre gostou de esporte e de artes marciais. A capoeira, além disso, tem a musicalidade e a união, foi o que a encantou nessa arte maravilhosa. A Mestra afirma que com ela e a capoeira foi amor a primeira vista, que a capoeira a escolheu, seu Mestre é o Mestre Acordeon.

Para a Mestra, a mulher já enfrenta muitos preconceitos, e isso foi uma das suas dificuldades, inclusive o preconceito familiar, pela capoeira ser uma atividade praticada nas comunidades mais carentes e também por ser branca e defender a cultura e a ancestralidade de um povo.

Sua maior referência é o Mestre Acordeon, na época em que treinava não existia muitas mulheres, então não teve referências femininas, mas hoje a Mestra tem uma grande admiração pela Mestra Raquel de Bom Jesus da Lapa e Mestra Alessandra Guereira de Caculé. Ela também busca inspiração nas mulheres que hoje lutam para mostrar a importância da mulher na capoeira.

A Mestra é graduada em Pedagogia, educadora popular e socioeducadora, com experiência na área de medidas socioeducativas e protetivas. É uma das idealizadoras do Coletivo feminino “Mulheres de Resistência” em sua região. Ativista na luta por espaços e valorização de nossa cultura, e faz parte do GT da salvaguarda do sudoeste Bahiano.

Fonte: Capoeira Legado Negro