Darlene de Lima Costa é filha de Rosangela Soares de Lima e Derli da Silva Costa, ela mora no Rio de Janeiro- RJ, e é mais conhecida como Mestra Darlene Costa.

Está há 32 anos nessa arte maravilhosa, o seu Mestre é o Mestre Derli Ariri.

Começou na capoeira aos 4 anos com o Mestre Derli no Grupo Aliança Ariri no RJ, e é assim até os dias de hoje. A capoeira é uma herança e legado familiar para a Mestra que treina com o mesmo Mestre desde que iniciou. Ela é a 1° e única Mestra mulher do seu grupo, foi reconhecida e consagrada no ano de 2014.

O que mais lhe chama a atenção na capoeira é a diversidade da pluralidade, a oportunidade de se fazer amigos e de resgatar as nossas raízes, nossa cultura, nossa história através dessa arte maravilhosa.

A mestra afirma que a capoeira a escolheu e que é muito feliz, pois conheceu pessoas que jamais poderia imaginar conhecer através da capoeira, como o presidente Obama.

A gratidão que ela tem por tudo que a capoeira lhe deu é imensa.

A sua maior dificuldade enfrentada é ser filha de um Mestre, mulher e ter muita personalidade.

Suas inspirações na capoeira são: Mestre Derli, busca entender todo o legado dele e a responsabilidade que é. Em relação a música, Mestre Tony Vargas é sua referência, para ela as suas músicas são poesias.

A Mestra também é formada em Educação física.

Fonte: Capoeira Legado Negro