Renata Giovana de Almeida Martielo, filha de Ottilia de Jesus S. de Almeida e Roberto Martielo de Carvalho. Na capoeira é mais conhecida como Mestra Renatinha.

E formada em Educação Física (Licenciatura) e Bacharel em Ciências Sociais. Mora no Rio de Janeiro / RJ.
E está nessa arte maravilhosa há 36 anos, seu Mestre foi Mestre Peixinho.

A Mestra fazia teatro e tinha uma cena de uma briga em um bar para fazer, uma integrante do grupo sugeriu que fossem na academia de capoeira que ela praticava para o Mestre dela auxiliar na cena, e então desse contato com a capoeira nasceu a sua paixão, e deu seguimento somente na capoeira.

O amor pela capoeira vem do arrepio que ela causa na sua pele até hoje e a força da energia que corre pelo seu corpo toda vez que se aproxima de uma aula, roda, ou até mesmo escuta pelo celular alguma música de capoeira. O seu coração bate mais forte, o corpo começa a produzir calor mesmo que ela nem tenha começado a se movimentar. Então a Mestra não escolheu a capoeira, foi à capoeira que lhe escolheu.

Superar a si mesma sempre foi o seu maior desafio, aceitar suas limitações, e hoje, tem o desejo de pesquisar a capoeira através do mestrado.

Foram suas maiores inspirações: Mestre Toni Vargas, Mestre Gil Velho, Mestre Nestor Capoeira, Mestra Tisza, hoje angoleira da escola do Mestre João Grande. Uma aluna do Mestre Peixinho que era corda verde, também era uma grande fonte de inspiração devido aos seus movimentos acrobáticos, se chamava Patrícia (in memória).

Fonte: Capoeira Legado Negro