Quem disse que santo de casa não faz milagre? Sob os olhares da torcida e, por quê não, de todos os santos da Bahia, Lucas Dias “Ratto” provou todo seu talento e se consagrou o capoeirista mais completo do mundo no Red Bull Paranauê. Neste sábado (28), ele superou outros 15 capoeiristas e levantou o troféu da competição em sua terra natal, Salvador (BA). Como premiação, Ratto vai viajar a Nova Iorque (EUA) e passar três dias na academia do Mestre João Grande.

Se Ratto é seu apelido por ter fama de entrar em todas as rodas de capoeira, na do evento ele foi quem mais se destacou.

Mais de 3500 pessoas estiveram no Farol da Barra na tarde deste sábado para assistir a Mestres renomados julgando alguns dos maiores capoeiristas do mundo na busca pelo mais completo de todos.


A grande final

O último jogo foi entre Lucas Dias “Ratto” e o paulista Arthur Santos “Fiu”. Os toques escolhidos para os últimos jogos foram o de São Bento Grande, representando a capoeira Contemporânea, e o de Jogo de Dentro, representando a capoeira Angola.

"Acho que meu diferencial foi o toque São Bento Grande. Como sou da capoeira Contemporânea, esse era meu forte, principalmente pela minha rapidez e pela facilidade de fazer acrobacias no ar", diz o campeão.

Mas, mesmo com Ratto levando o título do evento, todos os capoeiristas saíram com a sensação de que ganharam, principalmente, muita experiência e amizades no Red Bull Paranauê.

O júri foi composto pelos Mestres Mestre Nenel e Mestre Itapuã (representando a Capoeira Regional); Mestre Jogo de Dentro e Mestre Virgílio (representando a Capoeira Angola); e Mestre Paulinho Sabiá e Mestre Capixaba (representando a Capoeira Contemporânea). Por unanimidade, eles elegeram Ratto como o grande campeão.

Tanto as seletivas quanto a grande final buscaram manter a essência da Capoeira e perpetuar os ensinamentos de grandes nomes como Mestre Bimba, Mestre Pastinha, Mestre João Grande e outros. As regras e o conceito envolviam mostrar as habilidades dos participantes em três dos principais segmentos da Capoeira: Angola, Regional e Contemporânea.


Depoimento de Rato

Foi emocionante. Meus amigos todos estavam na torcida, vibrando por mim. É uma honra ser o primeiro campeão, porque daqui a 20 anos ainda vou ter isso na memória. Foi tudo lindo, tudo feito com muito carinho.

Sou suspeito para falar, passei os melhores dias da minha vida aqui. Todos do grupo que eu faço parte estava do meu lado dizendo que eu era capaz. Meu professor me disse, uma noite, “você vai ganhar”. Eu nem acreditava. E eu ganhei!


Depoimento de Mestre Sabiá, curador do evento

Estou pleno e feliz com essa primeira experiência. Foi uma proposta ousada, mas muito honesta. Me preocupei muito, porque a capoeira é minha vida. Tudo o que fazemos com amor e honestidade, dá certo. Colocamos um pé na tradição e outro na modernidade e deu certo. Que venham novos desafios!