Exposição Patrimônio Imaterial - A Celebração Viva da Cultura dos Povos.
Local: CAIXA Cultural São Paulo.
Data: Abertura 25 de julho – 10h.
Visitação: de 26 de julho a 20 de setembro de 2015.
Endereço: Praça da Sé, 11 Centro.
Horário: de terça a domingo, das 9h às 19h.
Classificação indicativa: Livre.
Entrada Franca.

De norte a sul, a diversidade cultural brasileira fica em cartaz na CAIXA Cultural de julho a setembro de 2015, a Exposição apresenta 37 bens culturais. Objetivo é fazer com que o público vivencie espaços, imagens e sons que representam recortes de todo o Brasil.

O que têm em comum a dança fandango caiçara, o modo artesanal de fazer queijo, a festa do Divino Espírito Santo e a bebida cajuína?
As manifestações das culturas, respectivamente, de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Piauí são patrimônios imateriais brasileiros e estarão na exposição Patrimônio Imaterial Brasileiro – A Celebração Viva da Cultura dos Povos, que acontece na CAIXA Cultural São Paulo de 25 de julho a 20 de setembro.
A exposição, que tem entrada franca, foi idealizada pela relações públicas Fernanda Pereira, pelo produtor cultural Luiz Prado e pela pesquisadora e escritora Mirna Brasil Portella.

A abertura do evento acontece às 10h, com apresentação da Escola de Capoeira Angola Cruzeiro do Sul, comandada pelo mestre-presidente Messias dos Santos (conhecido como Mestre Meinha). O grupo irá interagir com o público e apresentar os movimentos de roda e a musicalidade própria da capoeira. O evento ocorre na frente da CAIXA Cultural, na Praça da Sé.

A mostra exibe recortes de 37 patrimônios do Norte ao Sul do país. Eles estão divididos em quatro categorias registradas pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional): Saberes, Lugares, Celebrações e Formas de Expressão. A exposição é dinâmica e viva, pois a cada temporada novos patrimônios vão sendo catalogados, o que enriquece ainda mais o conteúdo do acervo. Na primeira edição havia 30 patrimônios, hoje já são 37, sendo que outras dezenas estão em processo de registro pela instituição.

Entre os patrimônios nacionais, a idealizadora da mostra, Fernanda Pereira, destaca que cinco são reconhecidos pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. São eles o Samba de Roda no Recôncavo Baiano, a Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi, o Frevo: expressão artística do Carnaval de Recife, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré e a Roda de Capoeira.
“Para que o visitante possa circular, foram concebidas espécies de ilhas de conhecimento no espaço cenográfico”, explica Luiz Prado. “Promovemos um percurso que reúne as mais diferentes manifestações culturais reunidas em um único espaço”, explica.

“Os ambientes recriados são muito ricos e coloridos. Os textos de identificação de cada bem material também são simples para que todo o público possa compreender a importância da mostra”, complementa Fernanda.
Para ilustrar ainda mais a exposição, peças originais foram emprestadas por museus e outras foram solicitadas diretamente por membros de diversas comunidades.

Em São Paulo, duas formas de expressão de significativo valor cultural foram registradas como Patrimônio Cultural Brasileiro: o Jongo do Sudeste e o Fandango Caiçara. O Jongo, presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas e Espírito Santo, é uma forma de expressão afro-brasileira que integra percussão de tambores, dança coletiva e práticas de magia. O Fandango Caiçara é um conjunto de práticas de divertimento, música, dança e expressões poéticas encontrado entre os litorais de São Paulo e Paraná.

Durante 14 anos, o Iphan tem registrado patrimônios imateriais brasileiros, que são práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas enraizados em comunidades nacionais e passados de geração em geração. A exposição chega a São Paulo após temporadas no Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador e Recife que levaram cerca de 700 apreciadores às unidades da CAIXA por dia.
Através de elementos audiovisuais e recursos de interatividade, os freqüentadores são convidados a não só conhecer, mas também vivenciar os ambientes catalogados como patrimônios imateriais.
“O público poderá ver o barro usado para fazer a panela da moqueca, o processo de confecção, o significado desse trabalho e entender o saber envolvido na elaboração desses bens, como as bonecas Karajás, o próprio acarajé, uma festa religiosa ou mesmo a importância de uma cachoeira mítica", conta o curador Luciano Figueiredo.

Os Bens Imateriais Registrados no Brasil e na Exposição:

Âmbito Nacional
- Ofício dos Mestres de Capoeira
- Roda de Capoeira

Nordeste (Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco)
- Teatro de Bonecos do Nordeste: Cassimiro Coco, no MA e CE; João Redondo e Calunga no RN; Babau na Paraíba Mamulengo em PE

Amapá
- Arte Kusiwa - pintura corporal e arte gráfica Wajãpi

Amazonas
- Cachoeira de Iauaretê – lugar sagrado dos povos indígenas dos rios Uaupés e Papuri
- Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro

Bahia
- Ofício das Baianas de Acarajé
- Samba de Roda do Recôncavo Baiano
- Festa do Senhor Bom Jesus do Bonfim

Espírito Santo
- Ofício das Paneleiras de Goiabeiras

Goiás
- Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis

Goiás/Tocantis
- Rtixòkò: expressão artística e cosmológica do Povo Karajá
- Saberes e Práticas Associados aos Modos de Fazer Bonecas Karajá

Maranhão
- Complexo Cultural do Bumba-meu-Boi do Maranhão
- Tambor de Crioula do Maranhão

Minas Gerais
- Modo Artesanal de Fazer Queijo de Minas nas regiões do Serro e serras da Canastra e do Salitre
- Toque dos Sinos em Minas Gerais
- Jongo no Sudeste (RJ/SP/MG/ES)
- Ofício de Sineiro

Mato Grosso/Mato Grosso do Sul
- Modo de Fazer Viola-de-Cocho (MT/MS)
- Ritual Yaokwa do Povo Indígena EnaweneNawe (MT)

Pará
- Círio de Nossa Senhora de Nazaré
- Festividades de São Sebastião na Região do Marajó
- Carimbó, dança de roda
- Modo de fazer Cuias no Baixo Amazonas

Paraná
- Fandango Caiçara (SP/PR)

Pernambuco
- Feira de Caruaru
- Frevo
- Maracatu Nação
- Maracatu de Baque Solto
- Cavalo Marinho

Piauí
- Cajuína

Rio Grande do Norte
- Festa de Sant'Ana de Caicó

Rio de Janeiro
- Festa do Divino Espírito Santo de Paraty
- Jongo no Sudeste (RJ/SP/MG/ES)
- Matrizes do Samba no Rio de Janeiro: partido alto, samba de terreiro e samba-enredo

São Paulo
- Fandango Caiçara

Sergipe
- Modo de Fazer Renda Irlandesa

Rio Grande do Sul
- Tava, Lugar de referência para o povo Guarani

Serviço
Acesso para pessoas com deficiência. Informações: (11) 3321-4400
Apresentação de capoeira na abertura da exposição dia 25/07/2015
Assessoria de Imprensa da Exposição em SP
ARTEPLURAL Comunicação

#VivaMaisCultura

Facebook: https://www.facebook.com/pages/Patrimônio-Imaterial-Brasileiro-A-celebração-viva-da-cultura-dos-povos/512645985536176