O fotojornalista Rui Zilnet, de 69 anos, perdeu todo o acervo produzido em 2017 retratando várias manifestações da cultura popular brasileira, além de imagens da comemoração no Cais do Valongo, que foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Ele e a mulher, Fernanda Bicalho, de 35 anos, foram assaltados por volta das 14h30m do último sábado. O crime foi na Rua Cândido Mendes, na altura do número 581, na Glória, na Zona Sul.

Na ação, os bandidos levaram todos os pertences deles, como documentos, celulares, câmera fotográfica, lentes e um laptop, onde - segundo o profissional - estavam imagens sobre vários grupos culturais.

— Estou muito abalado com isso. Está sendo muito doloroso porque o material tem um valor sentimental. Sempre trabalhei na linha de frente cobrindo matérias policiais. Agora senti na pele toda essa violência. No últimos dez anos, venho desenvolvendo um trabalho, quase que voluntário, com esses grupos, incluindo o Jongo da Serrinha, Tia Maria e Mariene de Castro. Tudo o que fiz desde o dia 1º de janeiro eu perdi. Fotos em alta resolução e também já editadas — contou ele, emocionado.

Rui Zilnet, que está aposentado, mas atuou por 50 anos nos principais veículos da imprensa nacional, disse que estava próximo de casa e a caminho de um trabalho que faria naquele dia:

— Eu nunca desço a rua pé, mas naquele dia, não sei por quê fiz isso. Descemos rápido, e um carro passou na direção contrária e em alta velocidade. Quando estávamos chegando na esquina, os bandidos voltaram e nos abordaram. Eram dois homens armados. Um colocou a arma na minha cabeça, e o outro, na cabeça da minha mulher. Depois pegaram nossas mochilas com tudo. Ele me empurrou contra a parede, mas, por sorte, não me machuquei — descreveu.

O fotojornalista disse que registrou a ocorrência na 9ª DP (Catete), onde reconheceu - através de imagens - os assaltantes. A Polícia Civil informou que está verificando o caso com a unidade responsável.


APELO NAS REDES SOCIAIS

Na tentativa de recuperar o material, principalmente as imagens, Rui Zilnet faz uma campanha nas redes sociais para que as pessoas ajudem na divulgação do caso. Até as 13h desta terça-feira, a postagem havia quase 500 compartilhamentos.


PUBLICIDADE

— Faço um apelo aos amigos e colegas para que ajudem a viralizar a perda do HD, que contém imagens de grande importância para a preservação da memória de muitos grupos da cultura popular que atuam no Rio de Janeiro, na tentativa de recuperá-lo. As imagens editadas estão todas assinadas (com marca d'água) por mim. São imagens autorais produzidas sem interesse comercial. Conto com o apoio de todos — suplicou.

Além das imagens, o fotojornalista perdeu um câmera fotográfica Nikon D7000 (Nº 6168709) com grip; uma lente AF-S DX 18/105mm/3,5-5,6 (Nº 34011632); um flash Nikon modelo SB-910 (Nº 2148308); e um HD WD Elements de 1Tb (Nº WXF1A276ZA6N). O prejuízo, segundo ele, foi de cerca de R$ 15 mil.

— Está tudo muito difícil. Estou aposentado e não vou conseguir comprar os equipamentos agora. Mas a única coisa que queria mesmo era recuperar o HD com as imagens, onde está todo um trabalho de valor sentimental. Espero que alguém que esteja com este material se sensibilize e me devolva.

Por Daniela de Paula (O GLobo)