O ASSUNTO

O primeiro passo para escrever um texto é ter um assunto do qual você tenha conhecimento para escrever. No Roda de Capoeira, você pode falar sobre qualquer coisa que seja ligado com a cultura popular brasileira que cerca a capoeira. Você também pode falar sobre seu trabalho na capoeiragem, projetos que realiza e podem servir de exemplos para outros capoeiristas.

Lembre-se, se você demonstrar ter um bom conhecimento sobre determinado assunto, o artigo pode se tornar uma vitrine para convites, seja para novos trabalhos, palestras em eventos, ou vivências para alunos de outros professores e mestres. Estamos na era contemporânea uma miscigenação de conhecimento na quais grupos diversos se encontram para trocar idéias e informações.


JÁ TENHO O ASSUNTO, QUAL O PRÓXIMO PASSO?

Agora que você já tem o assunto, precisa formar tópicos para apresentação organizada as informações que compõe o assunto. Pois escrever um texto sem organizar as informações, ao invés de ajudar o leitor a entender o assunto, poderá acabar confundindo-o, e isso não é legal.

Por exemplo: Quero escrever sobre o berimbau, como iria dividir os tópicos desse assunto?
Vamos lá, o que tem o berimbau! Como diz a música: “Uma cabaça, um arame e um pedaço de pau”. Mas como eu tenho conhecimento do assunto, não posso esquecer-me do caxixi, do dobrão e da baqueta. Com isso, você teria os seguintes tópicos.

a) Cabaça;
b) Arame;
c) Pau de biriba;
d) Caxixi;
e) Dobrão;
f) Baqueta.


TÓPICOS DEFINIDOS, AGORA VAMOS ESCREVER

Agora que você já tem os tópicos definidos, você pode pegar um assunto de cada vez e começar a apresentar ou explicar da melhor maneira possível, com palavras claras, de fácil entendimento, sem usar gírias, abreviações ou palavras de baixo calão (xingar ou falar mal de alguém), que podem confundir o leitor. Você deve lembrar, por exemplo, que o leitor, poderá ser um adulto, mas também poderá ser uma criança buscando informações sobre a capoeira para um trabalho escolar.

Outra cosia que deve ter em mente, é que cada tópico seguinte deve seguir a linha de pensamento para complementar o tópico anterior, pois isso facilita o entendimento do assunto por inteiro, não fazendo o leitor chegar ao final do texto com dúvidas.

     Próxima página »