Esse evento é uma bela e valorosa iniciativa organizada pela Contramestra Beija-Flor, com supervisão do Mestre Sorriso, ambos da Associação Grupo de Capoeira Regiangola em Teresópolis - RJ.

Realizado no Clube Campestre dos Securitários no dia 30 de setembro de 2018, o formato do início do evento nos dá realmente a sensação de estarmos numa varanda em uma conversa descontraída com os Mestres, que ficam totalmente solícitos em responder as perguntas dos capoeiristas presentes sobre temas diversos, que vai desde a ancestralidade ao dia a dia de cada um com suas particularidades de vida e suas histórias.

Cada pergunta realizada é a chance de se aprofundar em conhecimentos reais e variados, aonde cada Mestre ao dar sua contribuição como depoimento para a resposta, demonstra visões similares ou distintas, dependendo de como cada obteve conhecimento sobre aquele assunto ou vivenciou o fato em sua cidade ou região.

Isso é muito bacana, pois faz uma pergunta que poderia parecer simples, render uma infinidade de respostas.

Após mais de 1 hora de muita troca de informação e aprendizado, o evento deu sequencia na segunda parte, que foi destinada as Oficinas. Sendo a primeira oficina ministrada pela Professora Sheila (SP), que passou movimentações do Jogo de Angola, o jogo mais rasteiro, mandingado, que pode te iludir com a lentidão e te surpreender com uma ação rápida.

Foram várias sequencias, fazendo todos interagirem sobre o olhar atento da professora que auxiliava a todo instante na forma correta de realizar de realizar cada entrada ou saída, onde uma esquiva já é meio caminho para uma resposta rápida.

A segunda oficina foi ministrada pelo Mestre Buiu (SP), este usou a musicalidade para comandar uma atividade lúdica bem descontraída, aonde partes de uma determinada música, despertaria uma ação corporal iniciada por um participante, sendo a mesma seguida por todos. E ao cantar a música por inteiro, os movimentos se integrariam em uma sequencia bem divertida.

Depois o Mestre ressaltou a importância do reconhecimento do toque utilizado na roda para saber como proceder a uma saída do pé do berimbau e/ou mesmo se portar durante o jogo.

Ao final das oficinas, uma breve pausa para tomar uma água, o evento seguiu com uma roda aberta onde todos os participantes puderam jogar entre si e com os Mestres presentes.

Foram horas de muito aprendizado, troca de informações, movimentação corporal, muita diversão e é claro, uma bela roda de capoeira.

Por fim, uma saborosa mesa variada de lanches e o convite para o almoço para aqueles que o quisessem foi o ato final ou o princípio de uma ótima confraternização entre todos os participantes.

Agradecemos o convite e parabenizamos todos os envolvidos que ajudaram a fazer deste um lindo evento de capoeira.

Agradecemos também a presença dos Mestres que contribuíram para essa linda festa, e principalmente a Contramestra Beija-Flor e ao Mestre Sorriso por proporcionar este ótimo dia de Capoeira, aonde foi possível fazer e renovar amizades.

Veja aqui o álbum de fotos!

Fotos e texto: Jefferson Estanislau
#VemJogarCapoeira