Sábado dia 24 de fevereiro

O Festival Vem Jogar Capoeira Nova Friburgo foi dedicado a Apresentações Culturais.

Quero agradecer ao Contramestre Biano (Fabiano Olivera Fabiano Olivera​), responsável em Nova Friburgo pelo Grupo DNA Capoeira, pela coordenação das atividades realizadas com Danças Populares.

Também quero agradecer ao Contramestre Trovão (C.M. Trovão​), responsável em Nova Friburgo pelo Grupo Capoeira Regiangola​, pela coordenação da apresentação de Maculelê.

Quero agradecer a todos que compareceram e participaram da Roda que Capoeira realizada neste dia.


Domingo dia 25 de fevereiro

O domingo foi de comemoração pelo aniversário de 74 anos do Mestre Bogado, presidente e fundador da Associação de Capoeira Barravento, que neste ano completa 45 anos de fundação.

Estiveram presentes amigos de várias cidades do Estado do Rio de Janeiro, representando vários grupos de capoeira, assim como o presidente da Federação de Capoeira Desportiva do Estado do Rio de Janeiro (FCDRJ) que veio parabenizar seu amigo.

As atividades do dia começaram com um aulão de capoeira comandado pelo Mestre Sorriso Sorriso​ de Teresópolis, da Associação de Capoeira Regiangola.

Em seguida, foi à vez do empolgante Mestre Renato Alcântara Capoeira​o de Angra dos Reis, da Associação Congo de Capoeira.

Na sequencia, encerrando as atividades foi à vez do Mestre Eliel Silveira​ de Petrópolis, da Associação de Capoeira Nagoas.

Depois de um breve intervalo para que todos pudessem beber um pouco d’água e descansar um pouco, foi aberto à roda de capoeira para as comemorações do aniversário do Mestre Bogado.

O jogo de capoeira começou com os Mestres presentes que demonstraram toda a sua habilidade e irreverência para os alunos e o publico presente na Estação Livre (antiga rodoviária urbana de Nova Friburgo) que foi o palco principal de nosso Festival.

Após mais de 30 minutos de roda apenas com o jogo de Mestres, Contramestres e Professores, foi aberto uma segunda roda para que as crianças e os demais alunos também pudessem aproveitar este dia de comemoração e de muita capoeira.

Assim a festa se expandiu e o publico se dividia em assistir as duas rodas que aconteciam simultaneamente, assim como os capoeiristas mais experientes que alternavam em participar de um jogo mais técnico na roda principal ou de um jogo mais descontraído com as crianças que demonstravam toda a sua felicidade.

Após mais de uma hora de rodas simultâneas, a organização do evento convidou a todos para formar novamente uma única roda e realizou a apresentação dos convidados presentes.

Ao final, o jogo de capoeira iniciou novamente para a alegria de todos, e na sequência, o coro se formou em uma só voz para cantar os parabéns para o velho Mestre que possui mais de 50 anos de histórias pelo mundo da capoeira, lutando a favor dos capoeiristas desde a época em que ainda não existiam federações de capoeira e todas as lutas marciais eram regidas pela Confederação Brasileira de Pugilismo. Seu valor é reconhecido mundialmente por onde passa, conheceu outras grandes personalidades da capoeira e ajudou na formação e fundação de muitos grupos de capoeira por este Brasil a fora.

A emoção e alegria no rosto do velho Mestre demonstrava toda a sua felicidade, assim, como a de todos os participantes que ali estavam para celebrar esta data ao seu lado.

Agradecemos a todos os participantes por ajudarem a fazer essa grande festa da capoeira, pelo qual o velho Mestre sempre lutou para vê-la livre, espontânea e reconhecida pela sociedade em geral como uma grande luta brasileira.

Agradecemos a todos os mestres que ministraram atividades, assim como a todos ou outros que estiveram presentes.
Agradecemos a todos os alunos, graduados, instrutores, professores, mestrandos e contramestres que vieram prestigiar este evento.

Parabenizamos principalmente nosso velho Mestre, o Mestre Bogado da Associação de Capoeira Barravento, mas também a figura do eterno presidente que continua ajudando e lutando para ver a capoeira cada vez mais consagrada e reconhecida perante todos.

Salve a Capoeira, Salve o Mestre Bogado!

Fotos: Jefferson Estanislau e Leila Muniz​

Organização do Festival: Jefferson Estanislau​ (Inst. Jeka)
Supervisão: Mestre Evaldo Bogado de Almeida​

Realização: Associação de Capoeira Barravento e site Roda de Capoeira.

Apoio: Federação de Capoeira Desportiva do Estado do Rio de Janeiro (FCDRJ​) "Presidente Roberto Fernandes​" e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Nova Friburgo ",Secretário Waldemir Caetano Veloso​".

Veja aqui o álbum de fotos do sábado!

Veja aqui o álbum de fotos do domingo!

#VemJogarCapoeira