O domingo, dia 04 de março foi dedicado a Maratona de Capoeira Regiangola, uma proposta de 10 horas seguidas de atividades com a capoeira elaboradas pelo Mestre Sorriso e seus alunos.

Assim, logo pela manhã, pegamos a estrada e partimos para Teresópolis/RJ para a Academia da Associação Grupo de Capoeira Regiangola, pois o encontro inicial seria lá.

Quando chegamos à academia, o grupo havia preparado uma bela mesa de café da manhã para os capoeiristas, onde muitos se deliciavam com os quitutes, mas já havia um pessoal animado se preparando para ir para o local da primeira atividade do dia.

Após colocar o uniforme, acompanhei o grupo que se encaminhava em direção a Praça Olímpica Luís de Camões, aonde seriam realizadas as atividades da parte da manhã.

Chegando lá, já havia muitos capoeiristas e interessados esperando o início das atividades, porém, antes de começar, Mestre Sorriso chamou a todos para se reunirem e falou algumas palavras sobre a proposta da maratona e depois pediu para que tirássemos uma foto inicial.

A primeira programação do dia começou com uma aluna formada em educação física que promoveu um aquecimento e atividades funcionais com movimentos utilizados na capoeira.

A segunda programação foi passada pelo próprio Mestre Sorriso, com movimentações do jogo da capoeira. Porém, o dia estava bonito e o sol estava castigando os capoeiristas, assim, para a próxima parte da programação, Mestre Sorriso chamou a todos pra se abrigar a sombra das árvores da praça, dando sequencia agora a movimentos em dupla.

A alegria estava tão boa que o Mestre resolveu fazer ali mesmo a primeira roda de capoeira do dia, o que animou ainda mais os capoeiristas e as pessoas que estavam para assistir ou passar o dia de lazer na praça.

Ao final de tanta vadiação, todos foram convidados a voltar à academia para almoçar e continuar a programação da tarde.

Após a bela refeição que foi servida, todos os convidados foram aproveitando para colocar o papo em dia, tirar fotos, trocar informações e aproveitar a experiência dos Mestres presentes para adquirir conhecimento, enquanto aguardavam o reinicio da programação.

Agora já descansados e alimentados, a programação da tarde foi iniciada com uma Oficina de Jongo ministrada pelo Contramestre Biano do Grupo DNA Capoeira, aonde todos aproveitaram para conhecer um pouco mais sobre essa cultura, entender alguns significados dos pontos cantados e se divertir.

A programação seguinte foi ministrada pelo Contramestre Carvoeiro do Grupo Regiangola, que promoveu atividades de defesa pessoal contra o uso de faca e porrete, tendo assim a atenção de todos.

Dando continuidade na programação, Mestre Sorriso passou mais alguns movimentos para serem realizados em duplas.

Em seguida, o Mestre Caroço do Grupo Nativos da Serra também passou movimentos dando sequencia ao que estava sendo realizado.

Com um intervalo nas atividades físicas, Mestre Sorriso convidou Mestre Bebeto para falar um pouco sobre a capoeira e a Pernada Carioca, atual fonte de pesquisa dos trabalhos do mestre, que demonstrou diferenças e algumas técnicas de como eram realizadas as rodas de Pernada no início do século XX, quando a capoeira foi perseguida e a Pernada Carioca veio disfarçar e manter viva as ligações da antiga capoeiragem.

A próxima atividade foi uma Oficina de Maculelê, ministrada pelo Contramestre Trovão do Grupo Regiangola, que falou sobre as histórias da origem dessa luta, demonstrou algumas diferenças de estilos e ensinou vários movimentos que podem ser utilizados com os bastões durante o desenvolver da roda de Maculelê.

Ao fim dessas atividades, Mestre Sorriso chamou todos para formar a roda que foi iniciada ao toque do jogo de dentro ou miudinho, a pedidos do Mestre Bebeto.

Após uma breve variação, Mestre Sorriso pediu para que quatro alunos segurassem um banner sobre o espaço interno da roda formada, para que os capoeiristas jogassem agora ao som do toque de angola, por baixo da mesma, o que atraiu a curiosidade de muitos capoeiristas que se agachavam para ver o desenrolar desse jogo diferente.

Quando o banner foi retirado, aqueles que não se atreveram a jogar bem rasteiro tiveram a oportunidade de jogar diversos estilos do meio da tarde até o início da noite, enquanto lá fora a temperatura caia por causa da chuva que chegara à cidade, dentro da academia a temperatura era quente com o show de habilidades dos capoeiristas.

Após 10 horas de capoeira e muita diversão, Mestre Sorriso encerrou a roda de capoeira em alto astral, deixando um gostinho de quero mais no ar.

Após a foto de encerramento, o Mestre convidou a todos para fazer um lanche, mas isso não foi impedimento para que um grupo de alunos continuasse com o alto astral e tocassem um Samba de Roda para a alegria dos presentes.

E assim foi um domingo de muita capoeira na cidade de Teresópolis/RJ!

Parabéns ao Mestre Sorriso e seus alunos pelo belo evento com ótimas atividades e oficinas.
Parabéns a todos os presentes que compartilharam um grande dia de capoeira!

Salve a capoeira!!!

Veja aqui o álbum de fotos!

Fotos e texto: Jefferson Estanislau
#VemJogarCapoeira