Na manhã do sábado, dia 28 de outubro, estivemos na Colégio Estadual Prof. Jamil El-Jaick em Nova Friburgo, para prestigiar o Mestre Coelho da Associação de Capoeira Nativos da Serra, que iniciava seu evento, promovendo uma “Roda de conversa sobre a musicalidade da capoeiragem do Rio de Janeiro” sendo o palestrante o Mestre Ephrain.

Foram quase 2 horas de muita conversa, histórias, dicas e ensinamentos, não só sobre a musicalidade da capoeira, mas também sobre ética, princípios e postura de um capoeirista dentro e fora da roda de capoeira.

Mestre Ephrain contou sua história iniciada na década de 70, ainda um jovem adolescente que foi ganhando respeito dos Mestres mais velhos que viam um grande potencial em sua voz.

Com a paixão pela capoeira e pela musicalidade, aprendeu a cuidar de sua voz e suas cordas vocais para manter a qualidade de seus cantos.

Mas não apenas da voz o Mestre se fez valer, estudou, treinou e se dedicou bastante nos treinamentos para ser conhecido nas rodas da capoeira carioca e pelo mundo a fora.

Manteve a Roda da Tradição por 28 anos, um lugar onde muitos nomes se criaram ou se perderam, uma roda considerada dura porém justa, aonde o capoeirista que quisesse se testar, era só chegar lá e jogar. No início a roda era de 10h às 17h da tarde, 7 horas de pura vadiação, mas com o tempo o Mestre foi adequando e ajustando as regras da casa e reduziu esse horário.

Após essa longa conversa de muito aprendizado, Mestre Coelho formou uma roda, para que os participantes pudessem aproveitar esse momento de inspiração e alegria para uma boa vadiação, e assim, foi formada uma roda para todos jogarem.

Para quem foi, foi uma manhã muito proveitosa e agradável, com um Mestre que atingiu neste ano de 2017, 30 anos de maestria chegando ao Cordel Branco.

Após a roda, foi oferecido um almoço para os convidados, que puderam aproveitar ainda mais esse momento para confraternizar.

A programação do evento ainda se estenderia com mais atividades para o fim da tarde, e para o domingo, o Batizado e troca de graduação dos alunos do Mestre Coelho.

Infelizmente, por causa de outros compromissos, não foi possível acompanhar o restante do evento, mas tenho certeza que foi uma bela festa.

Parabéns ao Mestre Coelho, ao Mestre Caroço e a todos os alunos pela receptividade!
Parabéns ao Mestre Ephrain por essa rica história de vida e ensinamentos que compartilhou com todos que ali estavam presentes!
Parabéns a capoeira, que só tem a ganhar com boas iniciativas!

Veja aqui o álbum de fotos!

Fotos: Jefferson Estanislau e Leila Muniz
Texto: Jefferson Estanislau

#VemJogarCapoeira