Eduardo Leandro Correia de Lima, conhecido nas rodas de capoeira como Mestre Arcanjo.

Nascido em 28/06/1981, conheceu a capoeira quando tinha 7 para 8 anos de idade, no bairro onde morava em Ponto Chic, entre os anos de 1988 e 1989. Uma época difícil, no qual ele morava com a avó.

Na rua todo ano tinha festas de caipira entre outras, e um ano, em uma dessas festas, um grupo de capoeira fez uma apresentação e anunciou o local de suas aulas, por coincidência o lugar seria no colégio onde ele estudava, lá já tinha aulas de várias artes marciais, porém, ainda não tinha capoeira.

Ele ficou muito contente com a notícia, mas infelizmente não pôde iniciar, por que não tinha dinheiro para pagar as aulas. Porém, ele e alguns colegas da rua passaram a ir ver os treinos em outro lugar próximo dali, que era em uma praça aberta, não era bem um grupo, era capoeira de rua.

Algumas pessoas desse grupo da praça sempre o viam com os amigos por lá, fazendo de longe Aú pra lá e pra cá, e por isso, os chamou para dar uns pulos com eles. Assim, foi quando realmente ele conheceu a Capoeira.

Mas logo depois sua avó veio a falecer, e ele foi morar com sua mãe em Del Castilho, um bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro. No local havia muitos prédios e na mesma rua tinha festas de carnaval todo ano.

No bloco onde passou a morar, tinha uma turma que jogava capoeira, quando descia toda tarde para brincar na quadra, ele e outras crianças aproveitavam para treinar.

Mas isso não durou muito tempo, pois logo depois, seu padrasto se separou de sua mãe, e eles foram morar na baixada fluminense, em Nova Iguaçu, no bairro de Cabuçu.

Porém, lá havia muitos grupos de capoeira, um dos mais antigos era o “Irmãos Unidos do Mestre Amaro”, de Wilson Amaro, cordel de 4° Grau Branco. Mas ele ainda não tinha condições de pagar as aulas, apesar de gostar muito.

Um dia, ele e seu amigo Elizeu tomaram uma coça de uns garotos que fazia ou já tinham feito parte desse grupo. Esses garotos eram fera, nesse dia apanharam e correram muito.

Assim, ele e seu amigo Elizeu resolveram se matricular em uma Escola de Capoeira, passaram a fazer frete de frente ao Mercado, antigamente com o nome de Mercado Alto da Posse, e assim, conseguiram o dinheiro. Mas eles não queriam ir para a mesma Escola que aqueles garotos.

O tempo passou e sua mãe voltou a se casar, e o novo padrasto brigava muito com ele, e em uma dessas brigas ele fugiu de casa. Passou a dormir nas ruas, nas casas de amigos e até nas orlas da praia de Copacabana.

Agora tendo as ruas como referência, passou a assistir alguns homens que se apresentavam pulando em arcos de aro de bicicleta, com facas e fogo. Um desses homens era o Mestre Índio.

Quando sua mãe voltou a se mudar, agora para o bairro Mangueira em Nova Iguaçu, ele viu que por ali havia capoeira para todo canto. Por ali, conheceu um pessoal que tinha como líder da turma o Jessy, que já tinha treinado no grupo Irmãos Unidos, mas estava sem grupo naquele momento, mas treinavam mesmo assim por conta própria.

Então ele passou a treinar capoeira com eles, capoeira de rua, isso nas esquinas, gramados e redondezas.

Um belo dia ele e seu amigo Cláudio decidiram treinar em uma Escola de verdade, e pegar a tal graduação, ter uniforme, essas coisas assim.

Aconteceu uma apresentação de capoeira no Colégio Castro Alves na antiga estrada de Madureira no próprio bairro Mangueira em Nova Iguaçu, isso ano de 1993, aonde eles vieram a se matricular, o nome do grupo era Besouro e quem era o responsável era o Mestre Anjo “Alexandre D’ Albuquerque Guerreiro”.

Sua primeira graduação só foi entregue em 1996, Cordel Amarelo. Deste dia em diante seu Mestre passou a lhe dar responsabilidades, passando assim a dar aulas, e teve como seu primeiro espaço de trabalho o local aonde ele iniciou o Colégio Castro Alves. Deu aulas no bairro Paraíso, depois no KM 32 Academia de Musculação, e assim as portas foram se abrindo, como o Parque Aquático Paradiso Club, onde ficou por mais de 1 ano!

Em um evento em 25/09/1999, com a presença de muitos Mestres, para a surpresa de todos e até a sua, Mestre Anjo o formou a Mestre. Nesta época ele estava com 18 anos, sendo considerado muito novo.

Apesar do evento e sua formatura terem sido realizados no mês de setembro, seu certificado está com a data de 27/11/ 1999.

Seguindo os passos de seu Mestre, continuou no Grupo Besouro até o desligamento de seu Mestre, que fundou um novo grupo com o nome de Anjos da Paz, aonde permaneceu lá por alguns anos. Mas tarde, fundou seu próprio grupo chamado Guerreiros da Liberdade, em 14 de Abril de 2007.

Mestre Arcando deu aulas e trabalhou em muitos Projetos, como:
* Jovens Pela Paz;
* Prontinho de Cultura;
* 2° Tempo;
* Carceragem Cidadã na Polinter, para os detentos;
* Escola Aberta;
* Mais Educação;
* Entre outros projetos no Municio de Nova Iguaçu.

Fonte: Mestre Arcanjo