Convocada pela Comissão de Esportes presidida pelo Deputado Federal Marcio Marinho (PRB/BA), a audiência contou com a participação de diversos presidentes de entidades de administração da Capoeira, convidados pelos deputados e contou, ainda, com a participação de diversos Mestres de Capoeira, que, com recursos próprios viajaram de diversas partes do Brasil para participar das discussões previstas.

Confederação Brasileira de Capoeira (CBC) defende a esportivização da Capoeira

Representando a Confederação Brasileira de Capoeira, Gersonilton Heleno, seu presidente, foi taxativo na defesa da esportivização da Capoeira. Ele defende que a capoeira seja normatizada e seus Mestres controlados pelas instituições desportivas, mesmo sem levar em conta o reconhecimento do Ofício dos Mestres de Capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Mestres são categóricos em dizer não à esportivização

Mestres de diversas regiões do Brasil presentes à audiência Pública foram unânimes em dizer não a qualquer forma de regulamentação e esportivização da Capoeira.

Segundo Mestre Skysito, do Distrito Federal, desde o surgimento das Federações de Capoeira que as mesmas não conseguem agregar o movimento da Capoeira para os seus quadros e como é que, agora, querem está esportivização?

Representando a Associação Brasileira de Capoeira Angola (ABCA), e membro da Rede Nacional de Ação pela Capoeira, Paulo Andrade Magalhães Filho, Treinel Sem Terra, um dos palestrantes convidados pela Comissão de Esportes, afirmou ser contra qualquer iniciativa que padronize e normatize a Capoeira, pois suas características apresentam uma grande diversidade de estilos, linhagem, famílias e heranças. Segundo ele, uma iniciativa dessas traria danos irreparáveis à Capoeira.

Estiveram presentes à Audiência Pública os seguintes Mestres de Capoeira: Tabosa, Skysito, Zulu, Luiz Renato, Brucutu, Gilvan, Chocolate (DF); Paulão Kikongo e Antonio Affonso (RJ); Zé Doró, Raimundo Carneiro, Marujo, Soldado, Balão, Kiby, Duda, Balão (BA), dentre outros.

Fonte: http://www.radiocapoeira.com/noticias/audiencia-publica-debate-a-capoeira-do-brasil/