Ensinada para crianças menores de sete anos ajuda no desenvolvimento motor e diminui a ansiedade. Para jovens e adolescentes, os benefícios são diminuição do stress, fortalecimento muscular e ósseo e crescimento da auto-estima. Em qualquer faixa etária a prática ajuda no incentivo à solidariedade e à cidadania e no combate à violência.

Para muitos jovens e adolescentes, os esportes são a solução rápida de que precisam para achar um motivo de não se tornarem vítimas nem agressores, explica o pedagogo da Escola Centro de Ensino 02 do Cruzeiro Novo Emanoel Galdino, 48. “O esporte, quando praticado corretamente, ajuda a estimular esses jovens a praticarem mais, estudarem mais e, principalmente, ficam mais tranquilos e focados em sala de aula”, explica Galdino.

O estudante de direito Adelino Carlos Neto, 22, conta que começou nas aulas há pouco mais de seis anos para se defender dos colegas de classe, que implicavam com ele por ser o primeiro da turma. “No começo achei que iria bater neles e descontar tudo que faziam comigo, mas quando voltava das aulas me sentia bem e nosso mestre deixava muito claro que não se usa a capoeira em ninguém”, conta.

Após algumas, aulas Neto teve a ideia de fazer uma apresentação na escola para conquistar o respeito dos colegas. “Não precisei falar para pararem de implicar comigo, na outra aula todos já tinham entendido o recado.” Os meninos perguntaram como poderiam se inscrever para jogar capoeira com ele. Até o ano passado, Neto ajudava nas aulas de capoeira de crianças em uma creche próxima à casa dele. “Parei por conta da faculdade, mas sempre que me chamam para me apresentar no colégio, vou com o maior prazer.”

A secretária Bárbara Araújo, 23, brigava com agressões físicas dentro e fora da escola. “Eu sempre estava em uma briga, por tudo, todos os dias. Depois da capoeira, o convívio com os amigos melhorou e as notas também”, ela começou a frequentar as aulas a pedido da mãe.

O professor de educação física Francisco de Moura, 29, afirma que o exercício físico traz benefícios para todas as áreas da vida de quem pratica. “Com o esporte, eles sentem fome e comem melhor, saem da frente da TV e do computador. Quebram o ciclo de sedentarismo.” A contra indicação para a capoeira é para quem tem problemas nas articulações, pois é um exercício de alto impacto.


Como era

A luta tipicamente brasileira era escondida em forma de dança na época do Brasil colônia. Criada e desenvolvida por escravos, que não podiam se defender dos donos de engenho, a capoeira ganhou força na luta contra a opressão que existia. Com um instrumento simples como o berimbau e as batidas de palmas, a aula se inicia.

Apesar de ser um esporte tão típico, a capoeira tem um sistema de graduação parecido com outras artes marciais, com o uso de cores para indicar em qual nível a pessoa se encontra.


Fonte: https://raquelpedra.wordpress.com/2013/09/14/capoeira-ajuda-a-combater-a-violencia-entre-jovens/

Publicado em: 14 de setembro 2013 - por Raquel Pedra