No sábado, dia 28 de novembro de 2015, estivemos na Vila da Penha, na Casa de Viseu para prestigiar o evento do Mestre Carlinhos que está há 20 anos a frente da Associação de Capoeira Raízes que neste ano completou seus 30 anos.

A festa estava muito bonita, desde sua organização, dando uma atenção especial aos pais dos alunos e convidados, com mesas bem posicionadas para que eles pudessem assistir a toda a festividade, assim como os capoeiristas mirins, adolescentes e adultos que tiveram um comportamento exemplar.

Para a alegria dos capoeiristas, Mestre Mendonça com seus 90 anos, e que em 26 de dezembro de 1972 redigiu o Regulamento Técnico da Capoeira, que entrou em vigor em 1º de janeiro de 1973 e assim, redefiniu o status da capoeira perante as leis brasileiras, pois até antes desta data era considerada contravenção penal e a partir daquele momento passou a ser esporte e cultura popular, estava presente para prestigiar alguns de seus netos que receberam seus primeiros cordéis.

Durante a apresentação dos mestres, em um momento de nostalgia, Mestre Mendonça fez um breve discurso e em seguida cantou algumas músicas e os capoeiristas o seguiram fazendo coro com alegria e emoção.

Por falar em emoção, esse sentimento se repetiu por vários momentos, estava nos olhos dos mais novos, alunos a partir de 2 anos que estavam sendo batizados, assim como nos olhos dos pais que estavam orgulhosos por seus filhos. Não podemos nos esquecer dos alunos que estavam elevando sua graduação e assim trocando seus cordéis. Também era visível durante a apresentação de Xaxado, com os alunos da Mestra Simone que fizeram uma encenação muito bonita, na qual vocês poderão conferir nas fotos e na homenagem que o neto de Mestre Mendonça fez para seu avô.

Para um capoeirista em especial, o pequeno Pedro ou Dendê como é conhecido, filho de Mestre Carlinhos e da Mestra Simone, ter seu aniversário sendo comemorado na Roda de Capoeira, com todos os presentes cantando “Parabéns pra você” também deve ter sido emocionante.

Como disse o Mestre Mendonça, a palavra “Iê” tem muitos significados, ela serve como saudação, serve como atenção, serve como dar um olá a um amigo capoeirista, é usada em momentos de alegria e momentos de tristeza, porém, podemos dizer que nesse evento ela foi festiva e promoveu somente alegrias.

Iê aos Mestres Carlinhos e Simone pelo belo trabalho, Iê a Associação de Capoeira Raízes, Iê ao Mestre Mendonça por toda a sua luta e dedicação a capoeira, Iê aos demais mestres presentes, aos alunos, pais e capoeiristas que prestigiaram esta festa!

Iê a capoeira!!!

Fotos: Leila Muniz e Jefferson Estanislau

#VemJogarCapoeira

Veja aqui o álbum de fotos!