A penúltima semana de agosto foi agitada em Nova Friburgo com o “IX Encontro Nacional de Capoeira e Cultura Popular DNA Capoeira 2016”, a programação iniciou na segunda-feira dia 22 e só foi terminar no domingo dia 28.

Ocorreram aulões, palestras, oficinas e vivências, uma programação recheada de conhecimento para quem buscou conhecimento e uma experiência muito bacana para quem também aproveitou os momentos de descontração para trocar informações.

ABERTURA OFICIAL

A abertura oficial do Evento ocorreu na sexta-feira dia 26, no Teatro da Usina Cultural Energisa, na Sala Maestro Joaquim Naegele, com apresentações de dança folclóricas e capoeira. No repertório estavam: Dança Cigana, Mineiro Pau, Ciranda, Coco, Capoeira, Maculelê e Jongo.

O encerra da apresentação foi com uma roda de capoeira aberta para os capoeiristas que estavam na plateia.

DIA 27 DE AGOSTO

No dia 27, as atividades começaram logo pela manhã, com aulas para as crianças, além de uma vivência com os Mestres Bebeto, Mestre Izael e Mestre Mário Busca-pé.

Na parte da tarde as atividades reiniciaram com o aulão do Mestre Pinguim Izaias, seguido por uma roda de capoeira. Depois foi a vez da oficina de dança Afro com Eliete Miranda.

A noite a animação continuou a todo vapor, aquecidos por uma fogueira para espantar o frio, o batuque e a dança fez a alegria de todos os presentes, destacando o grande espírito de confraternização entre os capoeiristas.

DIA 28 DE AGOSTO

No dia 28, o grande dia chegou para os alunos do professor Biano, com o Batizado e Troca de Graduações. A família DNA Capoeira estava toda reunida, assim como vários parentes dos alunos.

Muitos amigos entre Mestres, Contramestres, Mestrandos, Professores e Graduados também estiveram presentes para prestigiar o trabalho do Professor Biano, que este ano fez uma programação de 7 dias, algo muito trabalhoso em termos de organização, mas que fez alegria de muitos capoeiristas que puderam desfrutar das atividades.

A roda foi aberta para os capoeiristas e a festa começou, os Mestres iniciaram jogando com as crianças e depois outros graduados foram entrando na roda e a vadiação foi muito boa para todos.

Antes do início do Batizado, o Professor Biano chamou o graduado Martelo para apresentar um trabalho de pesquisa “de escolha do próprio aluno” requerido pelo grupo como forma de enriquecimento cultural, o tema escolhido foi “Maculelê”. Após a apresentação, o mesmo jogou com os mestres e ao final recebeu sua nova graduação.

Depois foi a vez do Batizado dos iniciantes, um momento marcante para todo aluno, quando ele de fato se torna um capoeirista e passa a ser reconhecido pelos seus amigos e integrantes de outros grupos.

Após isso, os alunos fizeram homenagens ao Professor Biano, pelo reconhecimento de seu esforço e dedicação na arte de ensinar e praticar a capoeira.

O evento continuou com a troca de graduação de outros alunos, deixando momentos marcantes na memória de muitos, visto que puderam presenciar Mestre Mário Busca-pé e Mestre Izael dentro de uma roda de capoeira.

O Professor Biano e o Grupo DNA Capoeira estão de parabéns pela realização de seu IX Encontro Nacional de Capoeira e Cultura Popular, que exalta realmente a cultura, não podendo ter um título melhor para o nome deste evento.

Como foi dito diversas vezes pelo próprio Professor Biano, também queremos parabenizar os alunos do Núcleo Salinas, que nas palavras do professor, foram muito importantes para a realização deste evento, visto que desde o início do ano vieram realizando campanhas para levantar recursos para a realização desta festa.

A união é o que faz um grupo forte e todos vocês estão de parabéns!!!

Parabéns a todos os Mestres, Contramestres, Professores e alunos que contribuíram com o evento durante esses 7 dias de festa.

Fotos: Leila Muniz e Jefferson Estanislau
Texto: Jefferson Estanislau

#VemJogarCapoeira

Veja aqui o álbum de fotos!