O Grupo DNA Capoeira através da programação do SESI Cultural, fez uma apresentação em comemoração ao Dia da Consciência Negra no teatro do Nova Friburgo Country Clube.

Coordenado e coreografado pelo Prof. Biano (Fabiano Oliveira) do Grupo DNA Capoeira, que contou também com participantes dos grupos “Associação de Capoeira Berimbau de Ouro e da Associação de Capoeira Barravento”, demonstrando que a integração e cooperação são sinônimos de sucesso.

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho.

A data de sua morte, descoberta por historiadores no início da década de 1970, motivou membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em um congresso realizado em 1978, no contexto da Ditadura Militar Brasileira, a elegerem a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil.

Viva a Capoeira, Viva Zumbi, Viva a todos os descendentes de Negros de nosso Brasil.

#VemJogarCapoeira

Fotos: Jefferson Estanislau

Veja aqui o álbum de fotos!