À tarde de domingo do dia 09 de julho de 2017, na cidade serrana de Nova Friburgo/RJ, estava fria e com muitas nuvens no céu, mas isso não foi capaz de impedir os amigos de irem prestigiar a 3ª Roda da Lua Cheia, organizada por mulheres de três grupos de capoeira da cidade, Graduada Erika e Graduada Dengosa (DNA Capoeira), Graduada Carol e aluna Camilla (Capoeira Berimbau de Ouro) e aluna Esperança e aluna Leila (Capoeira Barravento), com supervisão do Mestrando Gambá e Professor Biano.

Às 17 horas, todos já estavam devidamente uniformizados e prontos para dar início a roda no espaço da Estação Cultural “antiga rodoviária urbana da cidade”, que desta vez, iria destacar o toque do Jogo de Benguela e o toque de São Bento Grande da Regional.

Com a roda formada, as meninas deram início à vadiação, para a alegria dos presentes, capoeiristas, pais, amigos e transeuntes simpatizantes que pararam para observar e admirar o jogo de capoeira que estava acontecendo ali.

O jogo da capoeira transcorreu por mais de 1 hora e meia de roda, mostrando toda a diversidade de movimentos, sejam eles efetuados por crianças, mulheres ou homens, pois na roda de capoeira todos são iguais e participam do jogo igualmente.

Para a segunda parte desta roda, a diversidade cultural que cerca a capoeira foi demonstrada com o Samba de Roda, que envolvem a música, poesia e dança, formando os ingredientes perfeitos para uma festividade cultural que é a cara do nosso Brasil.

Parabéns a todos os participantes que estiveram presentes, demonstrando que o frio se vence com calor humano, muita alegria e respeito!

Parabéns as organizadoras e seus supervisores, por mais uma vez incentivar e demonstrar a cultura popular brasileira.

Parabéns a todos que valorizam as raízes de nosso país!!!

Fotos: Leila Muniz, Jefferson Estanislau e Paulo Silva.
Texto: Jefferson Estanislau

#VemJogarCapoeira

Veja aqui o álbum de fotos!