O fim de semana em Nova Friburgo foi dedicado do 16º Encontro Nativos da Serra, organizado pelo Mestre Caroço e o apoio de todos os seus alunos.

A programação começou na sexta-feira dia 1º de dezembro, com a Roda de Abertura no Colégio Anchieta.

Continuou no sábado pela manhã no Colégio Estadual Jamil El-Jaick com Aulão com vários Mestres convidados, cada um deles demonstrando uma técnica ou uma movimentação diferente, tendo a atenção de todos que estavam presentes.

A noite foi repleta de emoção com a 2ª Noite de Cantigas realizado no auditório do Colégio Estadual Jamil El-Jaick e organizado pelo monitor Seu Madruga e a Monitora Cobrinha, com a supervisão do Mestre Caroço.

Mas a grande festa estava por vir no domingo, quando seria realizado o Batizado, troca de graduação e formatura dos alunos, também no CEJE.

Às 10 horas da manhã o ginásio já estava repleto de familiares e capoeiristas ansiosos para o início da festividade, e assim, com a presença de muitos Mestres convidados, Mestre Caroço pediu aos seus graduados para formar a roda com as crianças.

Com a bateria composta por integrantes da Nativos da Serra, Mestre Caroço abriu o evento em alto e bom som, fazendo todos cantarem com emoção para a alegria dos familiares que queriam registrar esse momento.

Após essa bela abertura, Mestre Caroço iniciou a apresentação dos convidados, primeiro chamou os graduados, instrutores e professores, em seguida chamou Contramestres e Mestrandos, e por fim os Mestres, e assim, todos posaram as fotos.

Seguindo a programação, Mestre Caroço pediu para que os Mestres convidados formassem a bateria e que os demais ajudassem a batizar os alunos como manda a tradição da capoeira, pois são os Mestres que batizam o aluno iniciante que vai pegar a sua primeira graduação.

E assim, após chamar a primeira leva de alunos, cada Mestre escolheu um para realizar esse grande momento da capoeira, observado de perto de cada pai, mãe, tio ou tia, avó ou avô que estavam com máquinas fotográficas e celulares apostos para gravar esse momento.

Quando a lista de alunos mudou para aqueles que iriam trocar suas graduações, Mestre Caroço abriu espaço para que os graduados, instrutores, professores, contramestres e mestrandos também ajudassem a fazer a festa da garotada que aguardava ansioso ouvir seu nome ser chamado.

A festa estava assim, dezenas de crianças, multiplicados por uma centena de sorrisos e rostos emocionados com cada movimento, cada canção cantada, cada graduação recebida.

Mas a festa ainda não estava em seu fim, pois faltava à formatura, e mais quatro capoeiristas foram convocados para esta missão: Pinga, Sauí, Princesa e Seu Madruga “mesmo com seus 14 meses de aluguel atrasado” rsrs.

E eles jogaram com os graduados, depois jogaram com os Mestres convidados, e por fim, jogaram com os Mestres da casa e seu Mestre Caroço, e assim foram agraciados e reconhecidos como: Monitor Pinga, Monitor Sauí, Monitora Princesa e Instrutor Seu Madruga!

Mas festa sem emoção e choro não é festa..., mesmo assim tem aqueles que dizem que não vão chorar!

PS: Não adianta perguntar que não vou revelar o nome do amigo chorão... rsrs

Mas a emoção é assim mesmo, quando se compartilha dificuldades, superação e a alegria de ver a pessoa amada conquistando seu espaço por merecimento, não há quem possa julgar o correr de uma lágrima!!

Parabéns a esse casal de amigos!!!

E assim a festa continuou com a roda aberta para os convidados, uma vadiação alegre, com muita positividade e boas vibrações que foram até o último tim tim dom dom do berimbau, e o Iê do Mestre!!!

Um salve a família Nativos da Serra, Mestres e alunos!
Um salve a todos os convidados e Mestres presentes!
Um salve a boa capoeira!
Parabéns por esse lindo evento!!!

Veja aqui o álbum de fotos!

Fotos: Leila Muniz
Texto: Jefferson Estanislau

#VemJogarCapoeira