Mais uma vez estivemos na casa do mestre mais famoso da Penha-RJ, Mestre Touro Bemvindo para sua tradicional roda de mês que aconteceu no dia 05 de março de 2016.

Quando chegamos fomos recepcionados pelo próprio Mestre Touro, que estava bem alegre conversando com os amigos. Após cumprimentarmos todos os presentes, pedimos licença ao mestre e fomos logo trocar de roupa, pois sabemos que pontualmente às 17 horas ele inicia a sua roda de capoeira.

Com os instrumentos já posicionados, e agora já uniformizados, não demorou muito para o mestre tocar seu berimbau e assim chamar todos para o início da roda.

O murro grafitado homenageando o dono da casa, o bairro simbolizado pela igreja da penha, seu falecido irmão Mestre Dentinho e os arcos da lapa dão um toque especial neste cenário idealizado para o laser e conforto desse capoeirista e seus convidados.

O toque de angola deu início ao jogo enquanto outros capoeiristas atrasados iam chegando para a vadiação que permaneceu nesse jogo manhoso por uma hora. Só então Mestre Touro parou a roda para apresentar os mestres presentes, que contou neste sábado com a presença de vários Angoleiros.

Depois da formalidade da apresentação e algumas chamadas de atenção com avisos exigindo o posicionamento da roda e o respeito na compra do jogo pelos capoeiristas mais novos, respeitando a graduação e a ordem de entrada da direita para a esquerda na roda, Mestre Touro deu novamente início na roda, agora no toque de são bento grande.

Com o jogo em cima e o ritmo quente, o pessoal se animou e a roda pegou fogo, muitas sequências bonitas, outras nem tanto, porém, tudo com o rigor da capoeira, pegado no jogo e o respeito fora dele.

Quando o relógio deu 19 horas, Mestre Touro encerrou a roda para o início da tradicional confraternização. Porém, com um recado. “Para os farristas que vem aqui só para beber, não quero ninguém colado no freezer”... como para bom entendedor, meia palavra basta, pode se imaginar o que aconteceu.

A mesa para os mestres foi montada e isso deu início à confraternização, onde muitas conversas, boas lembranças, piadas e a sabedoria desses mestres mais antigos são repassadas para os mais jovens, que tem a missão de aprender e ensinar as futuras gerações.

Salve Mestre Touro
Salva a Capoeira Carioca

Fotos: Leila Muniz e Jefferson Estanislau

#VemJogarCapoeira

Veja aqui o álbum de fotos!