Após passar o mês de julho visitando alunos e rodas de capoeira na Europa, Mestre Touro retornou e voltou a abrir novamente as portas de sua casa neste dia 05 de agosto de 2017 para receber os capoeiristas para mais um sábado de vadiação na Penha – RJ.

Como de costume os amigos e visitantes foram chegando e às 17 horas a roda de capoeira deu seu inicio para a alegria dos presentes. Dentre estes visitantes estava a “Astral” a cabo-verdense da República de Cabo Verde, nome designado aos residentes das nove ilhas que formam o arquipélago de Cabo Verde, que fica a 570 quilômetros da costa da África Ocidental.

De passagem ao Brasil, veio visitar a varanda da casa do Mestre Touro, um dos redutos da capoeira do subúrbio carioca, com seu valor reconhecido mundialmente por diversos capoeiristas, o que desperta o interesse de muitos estrangeiros em passagem por nosso país para vir conhecer o Mestre.

Como a língua nativa de seu país é o português, ela se sentiu a vontade para conversar com todos os capoeiristas que ali estavam formando assim novos círculos de amizade.

Mas roda na Penha é sinônimo de festa e vadiação, e por isso cada vez mais capoeiristas iam chegando para animar e aquecer o jogo da capoeira, onde se você bobear, vai lembrar que a capoeira não é apenas cultura, ela é uma luta, nossa Arte Marcial Brasileira.

A roda na penha tem hora certa pra começar e pra terminar, e assim, após 2 horas de muita vadiação, muito aprendizado com os Mestres, muita demonstração de energia com os alunos, as 19 horas Mestre Touro deu fim ao jogo de capoeira, para começar a confraternização, o bate papo com muitas trocas de experiências entre os mais antigos e os mais novos.

Na casa do Mestre Touro se vive a capoeira, e pra quem sabe chegar, respeitar e aproveitar, vai perceber que sempre terá espaço para mais um capoeirista, sempre terá espaço para o aprendizado, sempre terá espaço para somar e acrescentar algo mais a essa linda história da capoeira carioca.

Salve todos os Capoeiristas que nesta semana “3 de agosto” festejaram o dia do Capoeirista!
Salve todos os Mestres!!
Salve a capoeira e suas tradições!!!

Fotos: Leila Muniz e Jefferson Estanislau
Texto: Jefferson Estanislau

#VemJogarCapoeira

Veja aqui o álbum de fotos!