Neste domingo, 25 de setembro de 2016, estivemos na Vila da Penha/RJ, no Clube Casa do Viseu para o Campeonato Estadual de Capoeira - Equipes e Duplas Mistas, realizado pela Federação de Capoeira Desportiva do Estado do Rio de Janeiro (FCDRJ).

Foi um dia de ansiedade para mais de uma centena de capoeiristas que vieram representando suas Associações e Grupos para competir neste campeonato em busca de uma boa colocação, visando sempre o lugar mais alto do pódio.

Apesar de o dia ter amanhecido frio e meio chuvoso, muitos capoeiristas, familiares e interessados vieram prestigiar o evento de grande importância para o calendário da federação e para os próprios capoeiristas que almejam ter um título de campeão em seu currículo.

Após a confirmação de credenciamento dos competidores e o congresso técnico com os Mestres das Associações e Grupos, Juízes e Diretores da FCDRJ para debater, tirar dúvidas e esclarecimentos sobre o Regulamento da Competição, foi realizado o sorteio para decidir a ordem de apresentação de cada competidor.

E a ordem ficou assim:
1. Associação de Capoeira Raízes I
2. Associação de Capoeira Raízes II
3. Associação de Capoeira Tinho
4. Associação Grupo de Capoeira Besouro
5. Grupo de Capoeira Artte Nobre I
6. Grupo de Capoeira Artte Nobre II
7. Associação Cultural de Capoeira Malaxe

Os avaliadores da disputa foram compostos por:
* Juízes: Mestre Ephrain, Mestre Montana, Mestre Armando e Mestra China.
* Mesários: Mestre Bogado, Mestre Wladimir Russo, Robertinho e Jefferson (Jeka).

Na disputa por conjunto, cada equipe tinha 10 minutos para se apresentar, sendo avaliados itens como: Uniforme, instrumentos, ritual, canto, coro, e o desenvolvimento do jogo dos integrantes.

Já na disputa de duplas mistas, cada dupla tinha 1 minuto e 30 segundos, sendo avaliados ataque, defesa e volume de jogo, ou especificamente itens como: Aplicação de golpes lineares e giratórios; capacidade de anular, desviar ou atenuar golpes do adversário por meio de esquivas; colocação de golpes desequilibrantes e traumáticos permitidos; E a habilidade técnica demonstrada dentro do jogo para manter a harmonia entre ataque e defesa.

Do início ao fim da programação, foram mais de 5 horas de muita emoção durante as apresentações das associações e grupos. A cada ladainha, chula ou corrido cantado, assim como a cada demonstração de habilidade dos capoeiristas com seus golpes giratórios e desequilibrantes que animavam o publico presente.

Ao final do evento, os vencedores foram premiados com medalhas e troféus, como segue a lista abaixo:

Disputa por Equipes:
1º Lugar: Associação Grupo de Capoeira Besouro
2º Lugar: Grupo de Capoeira Artte Nobre I
3º Lugar: Associação de Capoeira Raízes II

Disputa por Dupla Mirim:
1º Lugar: Grupo de Capoeira Artte Nobre
2º Lugar: Grupo de Capoeira Artte Nobre
3º Lugar: Associação de Capoeira Raízes

Disputa por Dupla Infanto/Juvenil:
1º Lugar: Grupo de Capoeira Artte Nobre
2º Lugar: Associação de Capoeira Raízes
3º Lugar: Associação de Capoeira Raízes

Disputa por Dupla Adulta:
1º Lugar: Associação Grupo de Capoeira Besouro
2º Lugar: Associação de Capoeira Raízes
3º Lugar: Associação de Capoeira Raízes

Parabéns a todas as Associações e Grupos e seus capoeiristas do Mirim ao Adulto, todos são vitoriosos, pois fazem dessa luta e arte o encontro de desporto e cultura, que deveria ser merecedor de uma olimpíada.

Parabéns a Federação de Capoeira Desportiva do Estado do Rio de Janeiro por promover esse evento e não deixar a luta, esporte e cultura da Capoeira ser abandonada como por nossos governantes.

Parabéns a todos que estiveram presentes e fizeram desta uma bela competição.

Fotos: Leila Muniz​ e Jefferson Estanislau
Texto: Jefferson Estanislau​

#VemJogarCapoeira

Veja aqui o álbum de fotos!